No dia 29 de maio de 1953, Edmund Hillary se tornou o primeiro homem a alcançar o topo do monte Everest, com 8848 metros de altitude, na cordilheira do Himalaia, no território da China, Nepal e mais 3 países. Antes desse neozelandês, mais de 30 tentativas frustradas foram feitas. Um ano antes da conquista, o próprio Hillary fracassou na experiência.
Certo dia, quando o alpinista fazia uma palestra sobre sua aventura ele deixou o microfone, foi até a gravura que ilustrava o seu roteiro, disse: “Monte Everest, você me venceu a primeira vez, mas eu irei vencê-lo no próximo ano, por uma razão simples, você já alcançou o máximo da sua altura, enquanto eu continuo crescendo”. (Portal O Globo, 03/04/2011).
Crescimento espiritual é um tema recorrente nas escrituras. A ideia aparece várias vezes no Novo Testamento e em pelo menos 8 delas, como em II Pedro 3.18, é um imperativo e não uma alternativa. Ali diz assim: “Antes crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” Não temos outro caminho, ou crescemos ou estamos em desobediência.
Um ditado judaico afirma que “Se você deixar de crescer ficará cada vez menor”. Precisamos agarrar todas as oportunidades e nos valer de todos os recursos que possam nos ajudar nesse processo de nos tornar um pouco mais parecidos com o Senhor Jesus Cristo.
Então, você está crescendo? Em que ritmo isso acontece? Que tal acelerar esse processo?
Pr. Joarês Mendes de Freitas