Cuidados com os olhos devem ser redobrados no VERÃO
O alerta é do oftalmologista Rafael Ricardo Barcelos Passos, que atende em uma clínica particular no bairro Jardim Camburi. Segundo ele, a aglomeração de pessoas em locais fechados e também nos balneários pode resultar na proliferação de males como a conjuntivite e o hordéolo (terçol), ambas doenças contagiosas.
“São comuns em qualquer data e se proliferam especialmente em locais públicos, como banheiros, por meio das mãos contaminadas. Lembrando que também existem as conjuntivites alérgicas, pelo uso compartilhado de maquiagem, e infecções provocadas pelo uso de lentes de contato na praia e na piscina. Estas infecções podem comprometer a visão”, alertou.
O médico afirmou ainda que, em qualquer situação, o procedimento mais seguro é procurar orientação de um profissional oftalmologista. “Isso porque os sintomas destas doenças se confundem com os da conjuntivite. Uma delas é a uveite, que é grave e tem sintomas parecidos”, lembrou.
Rafael Passos também chama a atenção para o uso de óculos escuros. “São importantes e devem ser usados em qualquer época do ano, mais ainda no verão, pois o sol emite radiação ultravioleta, comprovadamente aceleradora de doenças, como o pterigo e a catarata, além de doenças na retina. Entretanto, a qualidade dos óculos deve ser assegurada”, listou.
Para aproveitar o verão livre destes males, o médico enumerou ações que podem prevenir a contaminação. “Lavar bem as mãos, várias vezes ao dia, evitar locais com grande número de pessoas, comprar óculos com garantia e proteção 100% ultravioleta. Se tiver um colírio lubrificante perguntar ao seu oftalmo se pode usar”, finalizou.
Contato: 27 3337-4148