Delegar e ter autogestão são características comportamentais essenciais para que um negócio prospere

De um lado, temos empresários e empreendedores desejando ampliar seu negócio. Do outro, nota-se uma dificuldade em tomar decisões importantes que vão levar a empresa a outro patamar. Segundo pesquisas, mais importante do que implementar novos processos é desenvolver as competências necessárias para gerir e liderar uma equipe, onde esse cenário é mais comum do que se imagina, pois assumir para si toda a responsabilidade operacional de um negócio implica em um acúmulo de tarefas, impedindo que o empresário/empreendedor consiga encontrar potenciais erros e falhas que se, notados no início, podem diminuir riscos de grandes prejuízos.

Para que uma empresa prospere, delegar e adotar uma autogestão adequada e eficiente é fundamental, foi o que percebeu a empresária Clarice Zanoni, em relação ao faturamento de sua empresa. De acordo com ela, sua maior dificuldade era tomar decisões, pois se sentia insegura, não sabia delegar e realizava múltiplas tarefas. “Minha empresa estava sobrevivendo, mas sem organização nenhuma. Eu era a gestora e o operacional produzia o produto que comercializava em minha doceria. Não sabia quanto entrava, quanto saia, forma de precificar, nem lidar com problemas que apareciam, procrastinava algumas ações por conta do medo.”, revela Clarice.

Segundo Eliane Pessin, Master Trainer Analista Comportamental, especialistas têm utilizado ferramentas que auxiliam despertar a consciência e direcionar comportamentos que precisam ser desenvolvidos, como o Mapeamento de Perfil Comportamental, um processo que é aplicado em grandes empresas, como Grupo Pão de Açúcar, Santander, Siemens.

“Embora já faça parte da gestão das empresas maiores, os benefícios da sua utilização se aplicam a todo tipo de negócio, do microempreendedor às grandes corporações. O Mapeamento de Perfil Comportamental é utilizado como modelo de mensuração de resultados e crescimento dos colaboradores, com a finalidade de fazer os ajustes necessários dentro de áreas da empresa como: promoções, mudança de função, recrutamento e seleção, treinamentos, entre outros.”, diz Eliane, acrescentando que a empresária Clarice Zanoni fez o Mapeamento de Perfil Comportamental, e assim pôde organizar o seu setor administrativo e financeiro.

“A aplicação das ferramentas teve um formato avaliativo em cima do que a empresária já possuía de pontos favoráveis, que poderiam ser potencializados para detectar quais eram os pontos cegos a serem descobertos e tratados. Com esse processo, foi possível identificar o porquê de Clarice reclamar de exaustão, desânimo, insegurança e demora para decidir. Ela compreendeu que o excesso de preocupação produzia tais sentimentos e comportamentos, que eram acometidos pela falta de medição de resultados claros, que faziam com que atrapalhassem sua percepção de crescimento e a traziam a crença de que tomar certas decisões poderia deixa-la ainda mais estressada, fazendo com que não desse conta de administrar tudo.”, informa Eliane.

“E, os resultados começaram a aparecer!” Pontua Clarice, afirmando que a agora empresa agora sabe quanto de dinheiro entra e sai. “Aprendi a precificar corretamente, conheci meu perfil e sei tomar decisões ou me portar diante delas. Percebi que precisava gerir melhor sem estar atuando tanto no operacional e, com isso, enxerguei com mais clareza a necessidade de tomar algumas decisões e coloquei em prática. Agora sei exatamente quanto a empresa faturava e quanto ela poderia ter faturado. Realizei novas contratações como serviço de marketing e contadoria, além de um  funcionário para atuar dentro da loja” conta Clarice.

Serviço

Consultoria e Mapeamento de Perfil Gerencial

A análise comportamental é utilizada como base para trabalhar o colaborador de empresas, podendo incluir também, palestras, workshops e treinamentos individuais para identificar seu perfil individual e ser mais assertivo em sua colocação ou ajuste dentro da organização.

Eliane Pessin é Mercadóloga de formação e, como Master Trainer Analista Comportamental atua desenvolvendo pessoas em instituições privadas. Ela é credenciada por três empresas que atuam com análises comportamentais distintas, além de ser formada em Coach de pessoas, líderes e equipes, possuindo certificações internacionais.

Instagram: @elianepessin

E-mail: eliane@elianepessin.com

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória