Desenvolver habilidades sociais pode melhorar a relação pessoal e profissional

Conseguir conversar e se comportar de forma adequada em diversas situações é muito importante. No entanto, algumas pessoas necessitam desenvolver suas habilidades sociais, para se relacionarem de forma mais saudável, para que não comprometam ou atrapalhem a vida cotidiana pessoal e profissional.

Segundo o “Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais”, do Doutor em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Vicente A. Caballo, habilidades sociais “é um conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo capaz de expressar seus sentimentos, atitudes, opiniões, respeitando os próprios direitos e o direito dos outros, diminuindo a probabilidade de problemas futuros”. 

A psicóloga Katia Cozendey é Master e Treiner em PNL e especialista no assunto habilidades sociais. Ela afirma que, as habilidades sociais são comportamentos. “As empresas buscam pessoas que tenham comportamentos característicos de pessoas que têm habilidades sociais. As pessoas com habilidades sociais estão inseridas nas próprias empresas, no entanto, é possível definir qual ou quais habilidades devem ser desenvolvidas em cada pessoa ou na equipe como um todo.”diz, Katia.

De acordo com Katia, se um líder tem boa comunicação, ele sabe fazer e responder perguntas, sabe pedir e dar feedbacks, elogiar, agradecer e é mais assertivo na forma de lidar com as situações. “O líder que tem suas habilidades desenvolvidas sabe defender seus direitos e também os direitos dos seus liderados, consegue ser empático, expressa compreensão e solidariedade, identifica as necessidades dos outros, sabe manejar os conflitos e solucionar problemas, exercita o autocontrole diante de indicadores emocionais, identifica seus comportamentos e os comportamentos dos liderados que devem ser alterados para a solução dos problemas e/ou conflitos, tem capacidade de coordenar grupos, sabendo distribuir bem as tarefas, incentiva a participação de todos, controla o tempo e o foco naquilo que deve ser feito, é disciplinado e estimula a disciplina dentro da equipe. Este líder, com certeza, conseguirá melhores resultados”, afirma Katia.

Katia fala que se um líder é habilidoso socialmente vai inspirar seus liderados a, também, serem habilidosos, mantendo o clima da equipe propício para o desenvolvimento e para resultados mais satisfatórios.

“As habilidades sociais podem ser desenvolvidas e para isso, o líder precisa, primeiro, se conhecer (o famoso autoconhecimento), para saber quais habilidades ele precisa desenvolver. No processo de autoconhecimento o líder poderá se automonitorar, se observando, se descrevendo, se interpretando e regulando seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos nas diversas situações. Qualquer pessoa que procura desenvolver as habilidades sociais, se torna uma pessoa melhor.

Para desenvolver as habilidades sociais a psicologia sugere o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) que é um conjunto de atividades planejadas que estrutura processos de aprendizagem mediados e conduzidos por um terapeuta ou um facilitador, visando aquisição e/ou aperfeiçoamento das habilidades sociais”, completa Katia. Sendo assim, Kátia está preparando um treinamento para empresários, para desenvolver as habilidades de pessoas que estão à frente de empresas, pois percebeu esta necessidade e o quanto a questão é desafiadora

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