Antes de analisarmos como podemos aumentar as vendas em nossas empresas, precisamos verificar alguns detalhes importantes para o crescimento e o desenvolvimento do negócio.
Devemos checar se a empresa adota algumas posturas perante o mercado e o consumidor, para que desta forma possa alcançar os objetivos e metas traçados por ela ao longo do ano.
Outro dado importante é saber que vender mais não significa necessariamente vender bem. Precisamos levar em consideração o tipo de venda que estamos efetuando, se ela esta sendo à vista, à prazo, qual será o prazo de recebimento e os descontos praticados, pois todos estes fatores estão diretamente ligados à gestão financeira da empresa. Será preciso aprender a “Vender Mais e Melhor”, ou seja, com qualidade e rentabilidade, para que o produto ou serviço traga para a empresa realmente aquele retorno financeiro que ela planejou.
Com todas as etapas acima bem analisadas, investir nas dicas a seguir fará sua empresa Vender Mais e Melhor:
1 – Cuide Bem da Imagem da Empresa – Se preocupe sempre com sua Marca, pois ela é sua identidade perante ao mercado e seus consumidores. Busque sempre manter sua imagem positiva oferecendo produtos e serviços com qualidade e confiança – desta forma sua empresa terá um espaço respeitado e bem posicionado no mercado.
2 – Divulgue sua Empresa para o mundo – Investir em publicidade é fundamental; faça propagandas direcionadas para o público que deseja atingir. Crie uma logomarca, padronize seus materiais de papelaria, sua apresentação institucional, banners, outdoors, bolsas, rede sociais, site, ações sociais, participe de eventos como apoiador ou patrocinador, invista em anúncios em revistas e jornais locais, etc. – ou seja, crie o DNA da sua marca para que ela seja lembrada sempre.
3 – Conheça seu Cliente – Seu cliente é seu maior vendedor. Procure saber dele se está satisfeito com os produtos e serviços oferecidos por sua empresa; busque sugestões para melhorar os padrões adotados na empresa, assim será possível corrigir de forma rápida e eficaz os pontos fracos e melhorar os pontos fortes. Crie uma relação de parceria com seu cliente, chame-o pelo nome, disponibilize algum tipo de fidelização. Ele vai se sentir importante e você terá mais chances de mantê-lo por perto por mais tempo.
4 – Prepare sua Equipe – Treinar sua equipe é primordial para que a empresa mantenha a qualidade e confiança que tanto precisa; seu vendedor irá representar sua empresa sempre, para tanto, precisa saber claramente os objetivos, metas, missão, visão e valores da empresa onde trabalha.
5 – Conheça o concorrente – Esteja atento aos seus concorrentes. Você precisa estudá-los a ponto de saber quais são seus pontos fracos para que estes se tornem pontos fortes na sua empresa. O objetivo aqui não é apontar para seus clientes os pontos fracos do concorrente nem difama-lo, afinal respeito é bom e todos nós gostamos.
O objetivo de estudar os pontos fracos do concorrente é para que possamos melhorar os nossos produtos e serviços, para nos diferenciarmos de nossos competidores.
6 – Pratique o preço justo – Procure estar atento ao que esta ditando o mercado em relação aos produtos e serviços que sua empresa oferece. Estar atento às demandas e aos valores praticados no mercado é essencial para que sua empresa possa concorrer de forma justa com os demais. Lembre-se: nem sempre o preço é o que define se a compra será efetuada, pois o atendimento e o sentimento de bem-estar são, muitas vezes, mais valorizados que o preço dos produtos. O cliente sempre busca foco na solução e se isso acontece, estará disposto a pagar um pouco mais.
Pesquise e planeje todas as etapas que envolvem a venda dos seus produtos e serviços; revise sempre e busque alternativas para atender seus clientes da melhor maneira possível – assim estará Vendendo Mais e Melhor.