Quando vamos apresentar nossos negócios para um novo cliente ou parceiro precisamos nos preocupar com alguns detalhes importantes para que o cliente se encante com o que está sendo apresentado. Isso é fundamental para que ele compre nossos produtos e serviços, que tenha confiança na empresa que estamos representando e que a conexão possa ser imediata entre as partes.
Seguem 08 dicas importantes para este primeiro contato com nossos futuros clientes/parceiros.
1 – Planejamento – Se possível estude e conheça seu cliente ou parceiro, procure saber seus gostos e seus hábitos. Isso pode criar conexão com o que você faz e oferece através dos seus serviços ou produtos.
2 – Pontualidade – Em seus compromissos, cuidado com os horários, organize-se para chegar pelo menos 15 minutos antes nas reuniões, pois pontualidade traz credibilidade e transmite a imagem de que sua empresa cumpre prazos.
3 – Apresentação Pessoal – Se apresente com clareza e objetividade, falando seu nome, sobrenome e a empresa que você representa.
4 – Cuide da sua Imagem – A primeira impressão é a que fica, então cuide da sua imagem pessoal e se vista de forma adequada e coerente com seu estilo. Procure saber antes como é o ambiente da empresa que irá visitar, pois cada uma tem um tipo de vestimenta e fique atenta ao grau de formalidade da empresa. Sugiro para reuniões e palestras mais formais cores suaves e neutras, modelagem clássica, sapatos de salto médio (para ficar confortável), acessórios que não fazem barulhos e uma maquiagem leve.
5 – Postura – Use a linguagem corporal a seu favor, pois o corpo “fala”, mantenha uma postura ereta, ombros para trás, contato visual, mantenha a cabeça erguida e evite cruzar os braços, tudo isso para demonstrar mais confiança e segurança.
Cuide também do tom da sua voz, é muito importante, evite falar alto ou baixo demais certifique-se de que a outra pessoa possa ouvi-lo.
Cuidado com o bom humor em exagero, seja simpática, sorridente e se for fazer algum comentário, que seja leve e agradável.
6 – Conhecimento – Mostre todo seu conhecimento, estude, organize e planeje como será a sua reunião/encontro com o cliente e parceiro, precisa passar confiança através do seu conteúdo.
7 – Infraestrutura – Se certifique de como e onde será esta apresentação e se terá recursos audiovisuais ou não para a apresentação do seu Portifólio. Estabeleça o tempo com o cliente antes de começar e verifique se ele estará de acordo.
8 – Conexão – Faça uma reunião segura mostrando toda sua capacidade e seu conteúdo, crie no seu público a sensação que ele ganhará muito em contratar seus serviços ou produtos e que você e sua empresa tem o diferencial que eles precisam.