É preciso ler os rótulos dos alimentos industrializados antes do consumo

Leia os rótulos!

Você costuma ler os rótulos dos alimentos embalados? Como você escolhe entre dois produtos de aparência similar?

Para entendermos melhor sobre rotulagem, devemos entender que a leitura dos rótulos vai muito além de verificar o valor energético.

Primeiro: LISTA DE INGREDIENTES

Você sabia que esse item, muitas vezes ignorado, é muito importante? Te explico.

Lendo a lista de ingredientes você conhece melhor o produto que vai consumir. Os ingredientes estão disponíveis na ordem descrente da composição do produto, ou seja: o primeiro produto da lista é sempre o de maior concentração do alimento.

Isso é muito importante, por exemplo, na hora de escolher produtos “integrais”. Dê preferência à produtos que contenham apenas farinha integral, farelos e derivados ou escolha aquele produto em que esses ingredientes estejam em maior concentração do que a farinha de trigo branca.

Alguns alimentos industrializados como molhos prontos, biscoitos e preparados achocolatados podem te surpreender!

LISTA DE ALÉRGICOS

Essa sim está bem conhecida. Aqui estarão descritos todos os ingredientes que causam alergia que estão presentes no produto. Fiquem atentos: mesmo algum ingrediente que não consta na lista pode estar aqui, geralmente como: “pode conter traços de”, sucedendo o ingrediente.

E finalmente e muito importante, a TABELA NUTRICIONAL!

Toda informação contida aqui sobre valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras, etc, são baseadas no cálculo de uma porção específica que está descrita logo no cabeçalho da tabela, que estará especificada em grama ou ml e em medida caseira (unidades, copo, xicara…). Fiquem atentos ao comparar produtos pois cada um adotará uma porção diferente!

Reparou que na tabela nutricional sempre tem o símbolo “%VD(*)” ? Ele significa “porcentagem de Valores Diários” e são baseados em uma dieta contendo 2000 calorias, que é uma média estimada de consumo de um adulto saudável. Mas isso não quer dizer que todos devemos consumir 2000 Kcal, pelo contrário, cada um de nós tem uma necessidade diferente, maior ou menor.

O nutricionista vai te instruir na dieta que melhor atende suas necessidades diárias.

Quanto a disposição dos nutrientes, cada alimento embalado adotará aqueles que são mais pertinentes à composição do produto.

Abaixo explicarei brevemente alguns.

VALOR ENERGÉTICO

Nessa aqui todo mundo está de olho!

É aqui que está descrito a quantidade de calorias encontradas em uma porção do produto (lembre sempre que é por porção e não em todo pacote!).

CARBOIDRATOS

São componentes dos alimentos que tem a função de fornecer energia para as células do corpo, principalmente para o cérebro. São encontradas em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, batatas e doces em geral.

PROTEINAS

São componentes importantes para construção e manutenção dos nossos órgãos tecidos e células (como a construção muscular). Estão presentes principalmente nas carnes, leites e derivados, ovos, nas leguminosas (feijões, ervilha, soja…) dentre outros.

GORDURAS TOTAIS

Estas se referem à soma de todos os tipos de gordura encontradas no alimento. Mas não se engane, gorduras (boas) são essenciais e também ajudam na absorção de algumas vitaminas.

Evite a gordura trans, (ou ácidos graxos trans), esse tipo de gordura encontrada principalmente em biscoitos, sorvetes e cremes vegetais, o consumo dessa gordura pode aumentar o risco de desenvolvimento de doença cardíaca.

FIBRA ALIMENTAR

Está presente em diversos tipos de alimento de origem vegetal como frutas, hortaliças e alimentos integrais. A ingestão de fibras é muito importante para o funcionamento do intestino e para a manutenção do colesterol. 

SODIO 

Esse mineral esta presente no sal de cozinha e em vários alimentos industrializados como molhos, produtos enlatados, embutidos, biscoitos e etc, e deve ser consumido com moderação. O consumo elevado deste mineral esta relacionado ao aumento da pressão arterial que pode desencadear varias doenças. Evite alimentos que possuem alto %VD em sódio.

Agora que você sabe um pouco mais sobre rótulos, procure fazer melhores escolhas para o seu dia-a-dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X