A Eu Amo Meu Bairro é um exemplo de marca registrada
Este é um caso verídico que vai te ajudar a refletir sobre o quanto você investe em seu negócio e sua marca e, caso não esteja atento, pode perder todo o investimento. É a história de um empresário da área de salão de beleza. Os nomes das pessoas e empresa citados neste texto são fictícios, no entanto, o caso é real.
Silvio tem um salão bastante conhecido há anos e é um sucesso! O salão se chama Silvio Moreno, mesmo nome do proprietário. Ele investiu bastante dinheiro com a identidade visual criada por uma agência de publicidade, renovou o layout da fachada da empresa, produziu panfletos, fez uniformes para as funcionárias com a logo gravada, lindo! Criou suas mídias sociais e fez publicidade paga, que não custou barato, para aumentar a divulgação da empresa e trazer mais clientes. Além disso, imprimiu um cartão de visita produzido com material da melhor qualidade, um luxo! O objetivo dos cartões era ter uma apresentação mais bonita e entregar a pessoas em eventos, para aumentar seu network. Incluiu no custo de todo o trabalho de investimento um outdoor divulgando o empreendimento para mais pessoas. Tudo foi minuciosamente estudado, juntamente com um profissional consultor na área da comunicação, renomado. Ou seja, todo o investimento não custou barato.
Ele estava muito feliz, era um cara de bons relacionamentos e tinha muitos clientes. No entanto, uma de suas funcionárias, a Maria, pediu demissão. Ela estava chateada com ele por algum motivo. Maria juntou dinheiro e resolveu abrir um salão mais simples, sem muito investimento, em outro bairro. E adivinha, sabe qual o nome do salão? Silvio Moreno.
Ela é uma pessoa informada e buscou informações sobre registro da marca, porque seu objetivo era se vingar do seu antigo patrão, prejudicando-o de alguma forma. Sabe porque? Por que Maria abriu um salão com o mesmo nome e fez o registro da marca.
Silvio ficou sabendo disso por intermédio de uma intimação que recebera, onde na notificação dizia que ele tinha três dias para trocar todo o nome do seu salão. Além disso, ele teria que mudar o nome das suas mídias sociais e não utilizar mais o material produzido, a placa na fachada do salão, os uniformes, a logomarca. E os panfletos? Sim, teve que jogar tudo fora, caso contrário pagaria multa diária por uso indevido da marca, pois ele não se preocupou em registrar sua marca, achou que ia gastar dinheiro. Ou seja, economizou de um lado e teve prejuízo de outro!
Imagine só. Agora ele tem que começar tudo de novo, porque quando mudamos o nome do negócio é como se fosse algo novo. Será preciso gastar bastante energia para fazer todo o trabalho de marketing, comunicação e vendas novamente para ele voltar a se posicionar no mercado.
Moral da história. Quem está investindo tempo, dinheiro e energia em um nome (marca) deve fazer logo o registro, antes que outra pessoa o faça.
O que você prefere: economizar, aguardar ganhar mais dinheiro ou ficar seguro, investindo no registro da sua marca?
E por falar em registro, se você precisar de ajuda para registrar sua marca é só me chamar!