ENCORAJAMENTO

Depois que liderou a nação de Israel na conquista dos territórios à leste do Jordão e distribuiu suas terras para as tribos de Ruben, Gade e a metade de Manassés, Moisés chama Josué, o dedicado auxiliar, e que seria o seu sucessor e lhe dá uma tremenda palavra de encorajamento. Na ocasião, o grande líder relembra tudo o que Deus já havia feito por aquele povo e, assim, infunde confiança e motivação para os desafios que ainda seriam enfrentados.

Veja o que Moisés disse ao seu discípulo naquele encontro antes de deixar a função: “Você viu com os seus próprios olhos tudo o que o Senhor, o Deus de vocês, fez com estes dois reis (Ogue e Basã). Assim o Senhor fará com todos os reinos pelos quais vocês terão que passar. Não tenham medo deles. O Senhor, o seu Deus, é quem lutará por vocês” (Deuteronômio 3: 21-22). Que belo exemplo temos aqui de alguém que sabe encorajar, motivar e impulsionar seus auxiliares para a conquista de novos horizontes.

Desafios fazem parte da liderança e esses, muitas vezes geram medo, insegurança e desânimo. Por isso, palavras e atitudes de encorajamento são muito importantes. Em Atos lemos sobre Barnabé, personagem estratégico para o avanço do evangelho nos primeiros anos da igreja. Ele nos é apresentado como um grande encorajador.

Você é o tipo de líder que, antes de criticar ou corrigir seus auxiliares, aproveita cada oportunidade para encorajar e motivar?

Pr. Joarês Mendes de Freitas

Eu amo meu bairro - Grande Vitória