É importante buscar mais informações sobre o produto ou serviço desejado
Estamos vivendo uma histórica revolução tecnológica no mundo, cada dia mais globalizado, com relações de consumo modernas, especialmente pela utilização da internet e das redes sociais como ferramenta para utilização consciente.
Saber o que se compra é cada dia mais fundamental. Ainda hoje, nos meios de publicidade tradicionais, quando se realiza a propaganda de um produto ou de um serviço desconhecemos detalhes do que está sendo ofertado.
O advogado, Cássio Drumond Magalhães, Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB ES orienta o consumidor a buscar maiores informações sobre o produto ou serviço desejado e também de quem os presta, antes de fechar qualquer negócio.
Segundo Cássio, a orientação é para que o consumidor evite armadilhas.
“O consumidor moderno é altamente informado e usa a internet de seu smartphone para realizar pesquisas e comparar preços em diversos sites e estabelecimentos. Ele usa, também, as redes sociais e através delas pode saber de outros usuários o que sabem sobre o produto ou serviço desejado, recebendo dicas e sugestões, de forma rápida, sobre o fornecedor ou prestador de serviços, conforme o caso”, informa.
Cássio complementa dizendo que o Facebook e o Instagram têm gerado, ainda, a possibilidade de acesso a ofertas de produtos e serviços com preços muito atraentes. Por isso, o consumidor será sempre mais sensível aos preços, deixando de comprar na primeira oportunidade, checando nos grupos e sites de compras coletivas se o mesmo produto ou serviço pode ser adquirido por um preço melhor.
“A adoção dos cuidados acima tem gerado um ambiente mais seguro para o consumidor. Se mesmo assim ocorrer alguma lesão ao seu direito, procure o SAC do fornecedor, registre as ligações e os seus protocolos e guarde os e-mails trocados com a empresa, pois, persistindo o problema, esses dados serão úteis na busca do seu direito” finaliza.
Mais informações: cassiodmadv@gmail.com.