Vânia Cáus em seu ateliê, no Unique Mall, em Jardim Camburi
Exposição Mosaicos da Ilha: estão inclusos no projeto a formação de professores e estudantes de artes, e oficinas para crianças, adultos e idosos, todas com vagas gratuitas e limitadas
A exposição da artista plástica multilinguagens e curadora capixaba Vânia Cáus, “Mosaicos da Ilha – Mosaico Contemporâneo”, começa amanhã (15/12) e vai até 15/3 de 2024, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Museu Manoel Passos Lyrio, o Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras, em Vitória.
Expográfica e educativa, a exposição conta com apoios do Funcultura, da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Vitória.
São esperadas no museu as visitas do público em geral e de alunos de escolas municipais e privadas. As exposições da artista já foram, por diversas vezes, motivo de estudos em salas de aula de escolas do Espírito Santo.
Também fazem parte do projeto da exposição no Museu histórico da Ilha das Caieiras outros eventos com inscrições gratuitas e vagas limitadas. São eles uma FORMAÇÃO PARA PROFESSORES E ESTUDANTES DE ARTES, agendada para acontecer em 31/1/2024, das 9h às 20h, com 20 vagas e das 13h às 16h, com 20 vagas e OFICINAS PARA CRIANÇAS, ADULTOS E IDOSO agendadas para o dia 1/2, das 13h às 15h30, com 10 vagas para cada grupo.
Siga o Instagram da artista, @vaniacaus.art . O link de inscrições para a formação e para as oficinas será postado na Bio, próximo da realização desses eventos.
Veja um dos trabalhos de Intervenção Urbana 2023, de Vânia Cáus
Vale ressaltar que, atualmente, Vânia Cáus se dedica, paralelamente, a intervenções urbanas, ocupando espaços democráticos sensíveis, com o tema AMAR SE APRENDE AMANDO e NO MEIO DO CAMINHO, das narrativas do poeta Carlos Drummond de Andrade.
Vânia promete novas mostras individuais e coletivas em equipamentos museais e novas intervenções urbanas para o ano que vem.
Todos os trabalhos da artista são contemplados com Editais.
Sobre Vânia Cáus:
Vania Cáus é artista multilinguagens, MBA em Curadoria, museóloga e gestora de exposições mosaic, urban arts, monuments, curatorship, expografic.
Para quem não sabe, Ela é idealizadora e autora do Monumento em Homenagem ao Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, de três metros de altura, entre a Rodovia das Paneleiras e Adalberto Simão Nader que foi entregue à sociedade capixaba, em reverência ao ofício, já reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo IPHAN.
Artista multidisciplinar, ativista Cultural e professora, Vânia Cáus integrou, em 2022, a Mostra MUNDO, com obra instalada no centro da terra natal do poeta, durante o II Festival de Literatura de Itabira (MG), dos 120 anos de Drummond. Participou, ainda, da 8 CHAMA – TRAMAS, em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, e do MANIFESTO DOM, a mostra Internacional Virtual em São Paulo e Florianópolis.