HÁ UMA GERAÇÃO

No texto da tradução King James (1611), Provérbios 30.11-14 usa 4 vezes a frase “Há uma geração…” Sempre destacando aspectos negativos observados na sociedade daquela época. Filhos que amaldiçoam os pais; hipocrisia e imoralidade; orgulho e escárnio; agressividade contra os menos favorecidos. São mazelas que o autor percebe na conduta das pessoas da sua geração.

Que diríamos, numa reflexão honesta, sobre o proceder da nossa geração? Penso que não devemos ser tão pessimistas quanto Agur (que escreveu o capítulo), mas a gente percebe que os males elencados por ele persistem e outros tantos que poderiam ser acrescentados, se usarmos as lentes dos valores cristãos.

Sabemos que uma geração tem a responsabilidade de investir para que a próxima seja melhor. Desse modo, a questão acaba tocando cada um de nós. Eu preciso me perguntar: O que estou fazendo em favor daqueles que virão depois de mim? Em que tipo de sociedade viverão os meus filhos e netos?

As palavras de Juízes 2.7,10,13 representam uma severa advertência para todos nós. A geração que sucedeu aos conquistadores da terra se esqueceu de Deus, assimilando os costumes e as práticas pecaminosas dos povos que antes habitavam na região.

Precisamos aproveitar cada oportunidade para ensinar os princípios e valores da Palavra de Deus para aqueles que estão em formação. Isso deve ser feito por palavras, atitudes e com oração.

Pr. Joarês Mendes de Freitas

Eu amo meu bairro - Grande Vitória