ACACCI ganha horta especial

Horta da Acacci é plantada

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) ganhou uma horta especial. Pacientes e acompanhantes que frequentam a Associação plantaram as primeiras sementes no dia 24 de julho. Agora, é esperar a germinação e transplantar as mudas de alface, coentro, salsa, cebolinha verde, hortelã, alho poró, couve chinesa e tomate, entre outras, para o espaço da horta.

Conforme explica a assistente social do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória e voluntária da Acacci, Tânia Bitti Bortolini, a horta é uma ação inserida no Projeto Bem-me-quer e, após transplantadas as verduras e legumes, as mães poderão colher mudas para a criação de sua horta caseira”, disse.

Antes do plantio, Tânia fez, para pacientes e acompanhantes, uma apresentação intitulada “A Horta Caseira Como Promoção da Saúde, Economia, Relaxamento e Bem-estar”, mostrando que a falta de quintal não é motivo para impedir a criação de uma horta. “Basta uma parede, terra e uma muda”, destacou, mostrando a imagem de uma horta suspensa.

Fazer uma horta – prosseguiu Tânia – é uma forma de produzir alimentos de qualidade, que funcionam como cura para os males da alma e do corpo, além de ser um fator de economia, pois permite o acesso a uma alimentação de baixo custo.

“Uma alimentação saudável é rica em macro e micronutrientes e em fitossubstâncias que funcionam como antioxidantes, protegendo o organismo da ação do envelhecimento das células e dos agentes externos, prevenindo e auxiliando no tratamento de doenças”, afirmou a assistente social.

Ela ressaltou que cuidar de uma horta ou jardim e admirar sua beleza contribui para a diminuição de sentimentos negativos, acalma, leva ao otimismo e à esperança, estimula a vontade de viver e lutar, promovendo a confiança na cura de uma doença.

Sobre a Acacci
Criada há 26 anos, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo oferecer a crianças e adolescentes com câncer condições dignas de assistência e tratamento. Sua casa de apoio, localizada em Jardim Camburi, Vitória, tem capacidade para abrigar até 30 pacientes com seus acompanhantes.

A Associação desenvolve vários projetos, que oferecem aos seus atuais 700 usuários suporte nas dimensões física, social, econômica, psicológica e espiritual. Após auditoria realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, de São Paulo, a Acacci recebeu, em agosto de 2013, a certificação NBR ISO 9001:2008, norma que especifica requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade.

 

 

 

 

Retornar a pagina inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X