Mãe e Empreendedora: A História de Sucesso de Bianca Frigeri Cardoso

A empresária Bianca Frigeri Cardoso está grávida do seu quarto bebê

Força, resiliência e determinação necessárias para equilibrar a maternidade e o empreendedorismo com sucesso, destacam a jornada de Bianca.

Bianca Frigeri Cardoso, advogada por formação e mãe de três filhos, enfrentou uma reviravolta em sua vida profissional que a levou ao empreendedorismo. Após ser demitida pouco depois de descobrir sua segunda gravidez, Bianca viu-se em um cenário desafiador, agravado pela pandemia de COVID-19. “Eu era advogada, fui demitida uma semana após descobrir a minha segunda gestação, aí veio a pandemia. Combinei com meu marido de ficar em casa porque não sabia direito o que era a COVID e seus males”, conta.

Com o nascimento de seu filho Enrico e o desejo de voltar ao mercado de trabalho, Bianca se deparou com um dilema comum a muitas mães: o retorno ao emprego não compensava os custos. “Queria voltar ao mercado de trabalho, só que o valor pago era muito abaixo, carga horária muito extensa, não valia a pena ficar tão longe das crianças para ganhar o que eu gastaria com babá, transporte, roupa e alimentação”, explica.

Foi nesse momento que a vida a direcionou para o empreendedorismo. Após receber uma pequena herança da avó, incentivada pelo marido, Bianca decidiu investir em vendas on-line. “Meu marido me incentivou a comprar mercadoria e vender pelo Insta e grupos de WhatsApp. Então, comprei roupas e brinquedos educativos e comecei a vender, e foi dando certo”, relembra.

Bianca foi além e criou uma feira em parceria com a amiga Carol Azeredo, ajudando outras mães empreendedoras a divulgarem seus negócios. “Organizei uma feira junto com uma amiga e foi um sucesso, pois ajudamos várias mães empreendedoras a aumentarem sua renda e se lançarem no mercado.” A feira, que já não acontece mais, foi um marco importante na sua trajetória.

Hoje, Bianca administra sua loja física, Joe Kids, localizada em Jardim Camburi, onde atua com moda, calçados, acessórios e presentes infantis para crianças do tamanho 0 a 16 anos.

Bianca acredita que o apoio da família foi fundamental para o sucesso de seu empreendimento. “Na loja, eu tenho ajuda da minha mãe, que está sempre lá. E em casa, conto com a ajuda do meu marido. Estou sempre contando com alguém porque sozinha não conseguiria”, diz, ressaltando a importância de ter um “time” para ajudá-la.

Mesmo enfrentando desafios como a falta de rede de apoio e a dificuldade de encontrar mão de obra comprometida, Bianca manteve sua determinação. “Aprendi a viver um dia de cada vez e me tranquilizar para que dê tudo certo. Mas, infelizmente, nem sempre sai como planejado”, confessa. Ela também faz questão de manter uma postura colaborativa, mesmo em um mercado competitivo. “Eu tento fazer o meu melhor e não me preocupar com a concorrência. Acredito que tem espaço para todo mundo, só trabalhar e correr atrás sem prejudicar ninguém.”

Conciliar a vida de mãe e empreendedora não é fácil, mas Bianca acredita que o esforço vale a pena. “Tento mostrar aos meus filhos que, às vezes, preciso me ausentar para dar atenção à loja, porque é dela que consigo comprar algo para eles, fazer compras no supermercado, comprar o picolé na pracinha.”

Apesar das renúncias, como abdicar de sua carreira de advogada e perder momentos em família, Bianca encontrou formas de cuidar de si mesma. “Eu fazia aula de bike todos os dias e agora, grávida, faço três vezes por semana e, nos outros dois dias, pilates. São os únicos momentos que eu tenho só para mim.”

O futuro é promissor para Bianca, que recentemente abriu sua loja física e criou sua própria linha de pijamas. Ela também compartilha sua experiência com outras mães que sonham em empreender: “Estudem o negócio que querem investir, se organizem e saibam que nunca vão dar conta de tudo sozinhas. Contem sempre com toda ajuda que oferecerem.”

Com perseverança, apoio e foco, Bianca Frigeri Cardoso construiu uma trajetória que inspira outras mães a acreditarem no seu potencial, mesmo diante de desafios. “Se você confia no seu potencial e naquilo que investiu, tenha fé que vai dar tudo certo. Lá na frente você vai se orgulhar do que construiu”, conclui.

Força, resiliência e determinação necessárias para equilibrar a maternidade e o empreendedorismo com sucesso, destacam a jornada de Bianca.

Eu amo meu bairro - Grande Vitória