Maquiagem profissional: é importante entender as necessidades do cliente

O trabalho de um maquiador vem crescendo substancialmente, abrindo espaço para profissionais mais criativos, capacitados e que consigam se aproximar ao máximo das expectativas dos clientes. Por isso, a edição do EAMB conversou com a maquiadora profissional Adriana Freitas Bandeira (26 anos), que é muito requisitada por pessoas de diversas idades, por se destacar com o seu trabalho, onde busca executar de forma planejada, para alcançar o objetivo de suas clientes. Segundo ela, antes de iniciar um processo de maquiagem realiza uma espécie de anamnese para conhecer um pouco sobre a personalidade e gosto pessoal da pessoa que será maquiada.

“Meu objetivo é fazer com que a maquiagem realce a beleza feminina e que expresse as características pessoais e sentimentos da cliente, para a ocasião. Quando o serviço é agendado com antecedência realizo um pré-atendimento, utilizando um pequeno questionário, para compreender melhor o objetivo e a cliente e definir qual maquiagem é mais apropriada para ela. Pergunto qual o tipo de evento que irá participar, qual a mensagem que gostaria de passar para as pessoas que a visualizarem maquiada, qual é a relação dela com a maquiagem, entre outros questionamentos. Além disso é importante que a make esteja em harmonia com a roupa, por isso, necessito saber sobre o que será usado no evento, qual a cor de batom desejada, entre outras informações. Para que a mensagem, através da imagem, seja transmitida corretamente é imprescindível que tudo esteja em harmonia, desde a escolha do cabelo, da maquiagem, da roupa e até o tipo de evento. Quando não consigo o bate-papo com antecedência, faço as perguntas no momento do atendimento, durante a preparação de pele. Faço o possível para que a experiência seja maravilhosa e cumpra com o objetivo final, diz Adriana.”

Segundo Adriana, mulheres maduras e novas têm pele com características e necessidades diferentes, sendo que as jovens costumam ser mais firme, possuindo menos linhas de expressão e as mulheres com mais idade, podem apresentar pele mais flácida, seca e desidratada devido à perda de gordura e água. Ela afirma que o número de mulheres que possui uma rotina de cuidados, utilizando produtos dermocosméticos e, até mesmo, realizando tratamentos estéticos, melhorando a saúde e a aparência da pele vem aumentando cada vez mais e completa que é necessário analisar cada pessoa independentemente da idade para entender as necessidades específicas.

“Cada idade pede um tipo de maquiagem, as mulheres têm necessidades, propósitos e gostos diferentes. A maquiagem é uma extensão da mulher e para que a cliente possa se reconhecer através da make, é preciso que esteja em harmonia com a personalidade dela. A maioria das jovens, preferem uma maquiagem mais intensa e marcante nos olhos e a pele com uma cobertura mais alta, “pesada”. Já as mulheres maduras, preferem menos produtos, pois somente desejam realçar a beleza. Elas gostam de se sentir mais jovens e desejam uma maquiagem rejuvenescedora. É claro que isso não é regra. Por exemplo, existem jovens que não gostam de maquiagem pesada e preferem a simplicidade, algo mais leve. Por outro lado, existem mulheres  de meia idade e as maduras que gostam de maquiagem marcante, porque querem “causar”. Eu diria que nenhuma maquiagem é igual, independentemente da idade e da personalidade de cada uma. O meu objetivo é fazer que todas se sintam bem, confiantes e seguras e que a aparência, nesse caso a maquiagem, esteja de acordo com quem são e com a mensagem que desejam transmitir na ocasião, e para isso, utilizo técnicas de visagismo, harmonia e colorimetria para atender o desejo delas, frisa Adriana.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
X