Globo Repórter x Mata Atlântica no Espírito Santo
Assisti o Globo Repórter sobre Mata Atlântica do Espírito Santo (ES), gostei muito, mas devo registrar que foi bom, embora temos muito mais a mostrar. De cara falaram que o estado de Minas Gerais foi um dos mais que desmatou, mas não falaram que o ES já tem sido há vários anos o que menos tem desmatado.
Das quatro áreas que foram mostradas, três são Pólos de Educação Ambiental da Mata Atlântica, iniciativas do Governo Estadual desde 1992 em parceria com a sociedade civil: Caparaó, Santa Tereza (Museu de Biologia Mello leitão), Mosteiros Zen Budista, e as quatro áreas mostradas fazem parte do projeto Corredores Ecológicos, reconhecidos por lei estadual e definidas por meio de processo participativo.
Além disso temos que nos orgulhar pois o ES é um estado onde a nível governamental o meio ambiente tem caminhado nos últimos anos de mão dada com a agricultura, fato que não ocorre na maioria dos estado. Há programas de governo que incentivam a proteção e restauração da Mata Atlântica, incentivando proprietários rurais que quiserem aderir ou apoiar. Não poderia deixar de destacar pessoas ilustres que contribuíram para este processo e não estão mais entre nós, Tião Sá e Elizeth Siqueira, quanta saudades de vocês, e muitos outros que trilharam outros caminhos mas deixaram sua contribuição. Morando atualmente no Estado vizinho (RJ) posso ver e reconhecer ainda mais o quanto o ES tem mesmo muito a se orgulhar, e se mostrar como exemplo. Não deixo de reconhecer que ainda há um longo caminho a percorrer.
Estamos no começo do começo, mas não posso deixar de me orgulhar e parabenizar a todos que fazem parte desta história. Dá-lhe Espirito Santo.
Sobre a auora:
Gerusa Bueno é Bióloga e Educadora Ambiental