Livro Metafísica da Saúde fala sobre comportamento e cura de doenças
O livro Metafísica da Saúde leva o leitor a compreender os sinais do corpo, trazendo uma nova visão de vida
A edição do EAMB entrevistou o psicólogo Valcapelli Testa, um dos autores da série do livro Metafisica da Saúde, uma obra que, segundo os escritores nos apresenta uma nova visão de vida, levando-nos a compreender os sinais de nosso corpo, antes que a doença chegue.
Testa fala da metafísica da saúde como recurso para a compreensão das causas emocionais das doenças. Ele diz que o corpo é uma espécie de sensor que acusa o modo como o indivíduo lida com os acontecimentos. “Cada parte do organismo reflete uma emoção. Portanto, as alterações metabólicas têm origem no desequilíbrio emocional. A aquisição da consciência metafísica das causas das disfunções do organismo proporciona um importante recurso para a reorganização e resgate da saúde”, afirma.
O termo metafísica significa: meta = além e física = matéria. Portanto, tudo aquilo que estiver além do físico poderá ser considerado Metafísica.
Valcapelli diz que de acordo com o filósofo Aristóteles, a metafísica é a busca da causa, do princípio inserido na filosofia, é a origem do conhecimento e da sabedoria e afirma que a metafísica da saúde baseia-se na busca da causa da saúde e da doença.
“A leitura da metafísica da saúde é a busca dos potenciais do ser e das qualidades, que preservam nossa saúde, como se cada órgão do corpo fosse um ‘departamento’ do ser e nele expressasse nossos potenciais. Como exemplo, cito os ovários e os testículos que, metafisicamente, seriam a fonte manifestadora dos potenciais criativos, inovadores e da administração das adversidades. O estômago, manifestaria o potencial de lidar com os acontecimentos concretos. Cada órgão teria uma relação com esses potenciais do ser, conforme a série do livro Metafísica da Saúde, que faz a leitura dessa correlação entre os potenciais e as funções do corpo”.
Valcapelli fala que a medida em que administramos as situações do cotidiano, fazendo uso de potenciais, o corpo permanece saudável. Por outro lado, quando negligenciamos nossas capacidades ou nossos talentos são mal utilizados criamos uma condição metafisicamente favorável ao surgimento das doenças que afetam o corpo. A raiz dos problemas físicos está na atitude interior, frente às situações do cotidiano. A postura da pessoa é determinante para preservação da saúde, e os conflitos interiores desencadeiam as doenças que afetam o organismo.
Valcapelli defende que algumas doenças físicas que afetam o organismo tem causa orgânica conforme a ciência aponta. Ele diz que a metafísica da saúde observa que existindo conflitos emocionais e mau uso das faculdades inerentes ao ser, pode fazer com que o corpo apresente tais doenças.
“Segundo a metafísica da saúde, compreendemos resumidamente quais são as condições que nos mantém saudáveis e porque adoecemos”, acrescenta Valcapelli.
Testa conta que ao longo dos anos pesquisa a correlação entre cada doença e as condições internas do ser humano, resumindo na publicação em cinco volumes da série Metafísica da Saúde, contendo informações a cerca de centenas de doenças com suas respectivas causas internas ou ‘emocionausas’.
“O estudo visa nos orientar o que estamos fazendo conosco, com nossos talentos e habilidades, de forma que machucamos nosso corpo porque negligenciamos esses talentos que nos tornariam pessoas felizes, em pleno uso de nossas faculdades, e consequentemente, bem-sucedidos na vida quotidiana, conquistando resultados promissores em nossas atuações diárias. Por outro lado, quando o corpo adoece é porque não nos encontramos em posse dessas faculdades e arrastamos por longo de muito tempo, angústias, infelicidades e muitos conflitos internos, levando o corpo a adoecer de maneira que ele reflete exatamente no que acontece interiormente no doente. Portanto, muitas pessoas que adoecem já vem sofrendo esses quadros interiores. O cuidado que ela passa a ter com a saúde, a necessidade de restaurar a saúde por meio do tratamento médico e cuidados físicos, através da metafísica, ela retorna a si e resgata esse elo perdido com suas faculdades. A própria cura obtida, seja por meio do tratamento médico ou por meio dos cuidados com o corpo, vem acompanhada de um resgate de potencial, aprendizado sobre como utilizar seus potenciais na vida quotidiana”.
Valcapelli finaliza exemplificando a metafísica da saúde, citando uma mulher cujas faculdades criativas de inovar foi reprimida, fazendo com que seu corpo tenha manifestado cistos de ovários. “A medida em que a mulher cuida clinicamente do órgão ou resgata suas faculdades volta a expressar seu potencial criativo e o uso de novas alternativas, tornando-se uma mulher independente, mais ousada e em busca de soluções”.
Algumas doenças na visão da metafísica da saúde:
Dor de cabeça
Em alguns casos a pessoa traz para si ou assume todas as obrigações, inclusive daquilo que não compete a ela, e espera ter um resultado de maneira específica, ou de acordo com sua vontade, ou insiste que as coisas aconteçam de acordo com seus critérios. Isso tudo gera uma congestão das
ondas psíquicas, um peso demasiado de responsabilidade sobre si, quando na verdade nossa cabeça tem funções neurológicas de coordenar o corpo.
Quem sofre com dor de cabeça extrapola com essa condição, deseja assumir tudo sozinho e dar conta de toda a responsabilidade. Para que essa condição amenize é importante aprender a delegar, confiar na vida e fazer apenas o que compete exclusivamente a si, abrindo mão das coisas que não nos diz respeito e permitindo que cada um assuma a parte que lhe cabe nas situações.
Psoríase
É associada como estresse. Metafisicamente, a pessoa se esgota por tentar assumir todas as questões. No contato com os outros se desgasta, arrumando solução para tudo.
Um nível de esgotamento em relação aos acontecimentos a sua volta, aos quais ela está em contato. Essa situação provoca grande desgaste esgotando sua energia, sua força. Tem uma certa relação, ainda que distante, com a dor de cabeça.
Doenças neurodegenerativas
é quando as pessoas não conseguem se manter no controle da situação, como se ela perdessem as rédeas de conduzir o que se passa ao redor. Para conquistar a saúde e melhorar a qualidade de vida, faz-se necessário promover significativas mudanças, começando dentro, para depois proceder no meio.
“Se seu corpo fica doente é porque você não está em contato com o seu melhor, não está preservando suas qualidades, está se misturando muito com o ambiente e esquecendo a pessoa extraordinária que você é. Para obter a cura volte a si e identifique o elo perdido com suas qualidades, o quanto você é bom. E, dê o melhor de si daqui para frente” .
Valcapelli Testa
Leia também: Vitamina D pode curar: Entrevista com Dr Cícero Coimbra