MOLHANDO OS PÉS

Quando o povo de Israel atravessou o rio Jordão com os pés enxutos foi antecedido pelos sacerdotes que seguiram na frente, entraram nas águas e só assim o rio se abriu virando uma estrada (Josué 3.6-17). Nenhuma mágica nesse fato, apenas uma demonstração de confiança e isso precisava começar com os líderes espirituais do povo. Nesse ato, os sacerdotes levavam a arca da aliança, símbolo da presença de Deus entre os israelitas.

O princípio aplicado na travessia do Jordão continua válido para os nossos dias. Os líderes do povo de Deus precisam seguir adiante e, antes que outros o façam, devem abraçar os desafios. Ao mesmo tempo, é necessário reconhecer a indispensável presença de Deus como o fator mais estratégico para superar os obstáculos.

John Haggai introduz o seu livro Seja um líder de verdade discorrendo sobre a tremenda carência de líderes na atualidade. Ele cita um célebre chefe de estado, que abandonava seu país sempre que surgia uma emergência que não conseguia controlar (p.18). Esse é o péssimo exemplo do líder que não vai à frente do seu povo quando isso é mais necessário.

Nos evangelhos, as imagens que reproduzem os diversos momentos de Jesus com os discípulos mostram que ele sempre estava na dianteira. Líder é alguém que mostra o caminho, motiva, encoraja e vai adiante dos seus liderados. Como na figura do pastor de ovelhas, ele dá direção e determina o ritmo.

Pr. Joarês Mendes de Freitas

Eu amo meu bairro - Grande Vitória