Que lindo é abrir o álbum de casamento dos nossos melhores amigos, familiares ou até o nosso do dia, mais que especial das nossas vidas (assim é pronunciado por muitos)!
O homem busca no casamento uma mulher que o complete, para que sejam realmente um só. Ele espera que ela seja sua companheira e, acima de tudo, que exista amor.
Construir uma família é uma decisão bastante importante para o homem. Isso significa mais responsabilidades, compromissos, renuncia, a existência e necessidade de partilhar com alguém os momentos de alegria e tristeza, de dar verdadeiramente as mãos e experimentar o que há de melhor nessa terra, independentemente dos momentos altos e baixos.
Trago na memória do dia 07/09/2014, escutar dos queridos pastores, que celebraram o nosso casamento, a passagem que está em Gênesis 2:18: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. O fato, é que tomar essa decisão trouxe mais experiência para a minha história, porém o crescimento e aprendizado em conjunto tem sido gratificante, quanto aprendizado, uma jornada de mãos dadas.
O que é para você cuidar do seu Pilar Conjugal?
“Ninguém e nada neste mundo substitui a mulher nesta missão de ser ESPOSA. Somente ela recebeu de Deus a capacitação para ser a companheira ideal para o homem. Como adjutora, ela é competente para ajudá-lo de forma afetiva, moral, econômica e espiritualmente.”
O homem enfrenta vários desafios, assim como a mulher esse é um fato. O que cada um pode esperar ao chegar em seu lar? Uma esposa carinhosa, meiga, prudente e para o receber no aconchego do lar de uma forma que jamais outra mulher o poderá receber. Pois é o seu lar, a construção de algo em conjunto, de uma forma única. Para muitos casais, isso é insignificante, pois não existe uma verdadeira conexão.
O que fez você, um dia, subir ao Altar? O que fez você escolher essa pessoa que está do seu lado hoje?
No sentido social, a esposa é a grande disciplinadora do homem. No que diz respeito à vida espiritual, quão feliz é o homem que tem uma companheira de oração, sempre disposta a ajudá-lo a vencer os seus desafios, pronta para o aconselhar e conduzir todas as coisas aos pés do Senhor com fé e temor. Na administração do lar; na educação dos filhos e no relacionamento com outras pessoas a mulher sábia desenvolve o seu Ministério como grande ajudadora do homem.
Quantas questões nos colocam, por vezes, de como gostaríamos que fosse o nosso futuro esposo, o chamado “PRÍNCIPE ENCANTADO”? Você idealizou? você construiu em seus pensamentos um esposo ideal?
Para muitas mulheres, primeiramente, que ele seja um homem de caráter, fiel, leal, amigo, determinado, trabalhador, entre outras caraterísticas. O provedor, o sacerdote que a ouça com respeito e atenção. Na mesma intensidade com que ele enfrenta os desafios da vida, a esposa espera que ele seja atencioso para com ela ,carinhoso um verdadeiro companheiro. A mulher, no que diz respeito aos sentimentos, é mais sentimental e romântica e o homem é mais apaixonado, intenso. Por isto, as pequenas coisas lhes parecem tão importantes. O seu esposo pode lhe presentear todas as semanas com presentes ou bens materiais, porém muitas de nós tem a necessidade de escutar o quanto ele a ama e caso não o faça nada mais terá valor. Já parou para pensar nessa questão?
A esposa, independentemente dos anos de casamento, tem uma necessidade mais em ouvir a reafirmação constante e carinhosa do seu esposo de que ela continua a ser importante para ele, e que a ama. A expressão “gosto de você” ou “você sabe que te amo”!
Este pilar retrata a harmonia e o amor existente entre um casal: o nível de diálogo, afetividade, respeito, compreensão, flexibilidade, dedicação, além da quantidade e qualidade do sexo, da capacidade de fazer o outro feliz sem que haja cobrança por isso. Uma forma mais objetiva de analisar este pilar é a capacidade de tocar o cônjuge, olhar nos olhos, abraçar e dialogar sem que haja cobranças e acusações. De 0 a 10, como está sua vida conjugal neste momento? Você é plenamente feliz com seu cônjuge? Existe amor e harmonia na sua relação? Vocês têm um momento de qualidade juntos, com diálogo, afetividade, respeito, compreensão, flexibilidade e dedicação? Como você avalia a sua capacidade de fazer o outro feliz sem cobrar nada em troca? O quanto o outro tem lhe feito feliz e satisfeito(a)? Você tem o hábito de tocar amorosamente o seu cônjuge, olhar em seus olhos, abraçá-lo e conversar com ele sem que haja cobranças e acusações? O quanto tem se tornado uma relação de crescimento mútuo?
Hoje eu trago, algumas reflexões para que você consiga avaliar o seu relacionamento e entenda a importância dele em sua vida, surpresas de amor, quando pensamos nelas pensamos em algo grandioso , mas hoje eu desafio você que leu a minha coluna a realizar uma surpresa de amor ao seu cônjuge, o seu tempo é precioso, a sua entrega, dedicação o ser ouvinte , paciente são gestos que irão edificar e acrescentar no seu relacionamento.
Não espere apenas que o outro o faça, seja você primeiramente a fazer a diferença no seu relacionamento! Que adianta, murmurar, reclamar diariamente que nada está do seu agrado, que nada o/a faz feliz? Sabe qual o segredo? Parar tudo, o que está a fazer e conversar com a sua cara metade, em conexão olho no olho e trazer a verdade, aquilo que magoa e não está dando certo, é possível mudar o seu estado atual do seu CASAMENTO/RELACIONAMENTO! O primeiro passo depende de VOCÊ!
Entender que o amor é realmente importante e que nutre um relacionamento, é entender que você precisa de saber amar, saber cuidar e dedicar o seu tempo para quem você escolheu um dia ficar para um todo sempre nessa Terra!
“Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida!”