Eu te conheço? Entenda o que é network e aumente as possibilidades de divulgação da sua empresa, produtos ou serviços
Se alguém te “conhece” apenas de ouvir falar, certamente não sabe das coisas que você gosta, quais são os seus valores, como você vive, quais os lugares que frequenta, o que gosta de comer, como se diverte, como é sua vida, e outras características que te definem. Conhecer é saber quem a outra pessoa é. Ouvir falar não traz a oportunidade de uma pessoa se relacionar com a outra.
Com a ampliação das redes sociais, muitos acreditam ter um grande network com o Instagram, Linkedim ou Facebook superlotado de pessoas adicionadas. Pensando assim, o conceito de network pode estar distorcido. Network é se relacionar, entrar em contato, conversar, trocar informações, se apresentar, falar do seu negócio. É marketing boca a boca.
A palavra network é antiga e, ao mesmo tempo, atual. O termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. Uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si e que pode ser muito mais poderosa do que podemos imaginar.
De acordo com a Diretora da empresa Eu Amo Meu Bairro, Georgia Noronha, é possível criar network participando de eventos como cafés com empresários, fóruns de discussão, cursos, treinamentos e outras situações que proporcionam a interação com novas pessoas.
“Os bate-papos podem ser oportunidades para expansão da rede de relacionamentos. No entanto, quantidade não significa qualidade, pois se a pessoa tem uma rede com dois mil amigos, por exemplo, pode ser que não esteja fazendo um networking apropriado. Contatos sem relacionamento, são apenas uma lista de pessoas. São apenas contatos”, diz Georgia.