Catedral Metropolitana de Vitória (Foto: Simone Fonseca)
Depois de falar um pouco de Vila Velha vou mostrar o que a capital do Espírito Santo tem de melhor. Vitória é uma ilha cercada por lindas praias com bastante agitação e cultura, começando pela curva da Jurema, que tem vários quiosques de bares, restaurantes e lojas com movimento durante o dia, onde podemos aproveitar o mar calmo, ótima culinária e a vida noturna, com estabelecimentos animados e boas músicas.
Nas terças-feiras a noite, acontece o jazz da Curva, uma boa pedida para quem aprecia esse estilo musical. Próximo ao local temos duas pequenas ilhas que são os bairros Ilha do Boi e ilha do Frade, lugares encantadores para caminhadas e apreciação da vista.
Andando em direção norte da capital encontramos a Praia de Camburi, onde também possui excelentes restaurantes na orla.
Vitória possui alguns parques para aqueles que gostam de se exercitar, estar próximo a natureza e fazer um piquenique em família ou amigos. Os principais deles são o Parque Pedra da Cebola, Parque Botânico da Vale e Parque Moscoso, que está localizado no Centro da cidade.
Fazer um passeio pelo tempo é andar pelas ruas do Centro, ali você encontra o teatro Carlos Gomes – inaugurado em 5 de janeiro de 1927 -, a praça Costa Pereira, rua Gama Rosa e rua Sete com seus bares noturnos. Na Cidade Alta, encontramos a Catedral de Vitória (avistada pelo alto tem o formato de uma cruz) e o Palácio Anchieta – erguido em 1570 e hoje é a sede do poder executivo do estado do Espírito Santo.
Encontramos, também, o porto de Vitória – que recebe vários navios cargueiros – e a vista do Penedo – que foi considerado, durante o Brasil Colônia o guardião que protegia dos piratas os habitantes de Vitoria e Vila Velha.
Outra atração que você não pode deixar de conhecer e saborear é nossa culinária típica como a moqueca capixaba e a torta capixaba, ambas com um sabor único. Ainda dizem por aí que moqueca é capixaba o resto é peixada. E, o lugar tradicional para se deliciar desses pratos é a Ilha das Caieiras, bairro das desfiadeiras de siri. Além de saborear os pratos típicos, você tem uma linda vista para a baía.
Um lugar próximo à região é a Basílica de Santo Antônio, construída na década de 70, que tem arquitetura incrível, um santuário lindíssimo tanto por fora quanto em seu interior. Um dos principais cartões postais da cidade de Vitória, tombada como patrimônio histórico municipal.
Vale a pena fazer essa visita e conhecer um pouco da história da nossa capital, Vitória.
Por hoje ficamos com estes pontos turísticos, mas Vitória tem muito mais a oferecer de atrações culturais e locais que valem a pena visitar.
Confira alguns registros fotográficos de Vitória:
Até a próxima Viajem com Si Fonseca.