Trabalhar a questão psicológica, nutricional e realizar atividades físicas é fator importante para quem deseja perder peso
Mais que a estética, o sobrepeso é um mal que compromete a saúde de uma parcela cada vez maior da população. A epidemia, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge 52.5% dos brasileiros, o que preocupa autoridades e estudiosos do assunto. O sedentarismo e a alimentação inadequada são apontados como principais causadores do excesso de peso na população mundial. A maioria das pessoas que deseja perder peso está consciente de que para conseguir emagrecer é necessário mudar de comportamento. Basicamente, é preciso ter hábitos alimentares mais saudáveis e praticar atividade física regularmente. No entanto, nem todos conseguem agir desta forma porque não têm orientação nutricional ou porque a questão psicológica atrapalha o processo de emagrecimento. Por alguma razão, elas se sabotam comendo fora de hora e sem necessidade, beliscam uma guloseima e sua autoestima fica abalada por causa do excesso de peso.
A psicóloga, Thais Lima Batista, 29 anos, e a nutricionista, Caroline Silva Palmeira, 27 anos, se uniram para orientar as pessoas que precisam de ajuda para conseguir emagrecer, lançando o programa Nutrir Corpo e Mente.
De acordo com as profissionais, o programa atende ao público adulto com sobrepeso, funciona de forma individual ou em grupo, com um trabalho psicológico e comportamental relacionado ao emagrecimento. A parte nutricional inclui um cardápio, o planejamento diário, a educação alimentar, além de outras informações importantes que irão auxiliar na perda de peso, abordando a questão da saúde, a relação que a pessoa tem com o alimento, entre outros pontos que impedem a perda de peso.
Para o atendimento coletivo, estão previstos oito encontros semanais, sendo que cada dia a condução do tratamento é alternada pela psicóloga e pela nutricionista.
Thais explica que o trabalho é concentrado nos temas: enfrentamento, percepção da comida, pensamentos sabotadores e o conceito de emagrecimento. “Trabalho com o pensamento da pessoa, percebendo qual é seu desejo, através de metas e como conseguirá alcançá-las. Ajudamos ao paciente a ouvir os sinais do seu corpo, buscando o autoconhecimento, tendo consciência de que ele sabe o que e quando vai consumir, passando a ouvir seu próprio corpo. O autoconhecimento o leva a decidir o que é melhor para si, fazendo com que aumente sua autoestima e, consequentemente, trazendo a ele a aceitação de si próprio. Assim, saberá lidar com pensamentos difíceis de serem conduzidos, passando a ter uma escolha melhor, não por impulso, mas por ser saudável. Incentivamos os pacientes a praticarem algum tipo de atividade física, qualquer exercício que ele goste de fazer, como caminhadas, corridas, entre outros, para aumentar sua felicidade.”
Segundo Caroline, seu trabalho não é voltado para nutrição esportiva, mas na busca da sensação de bem-estar e a reeducação alimentar. “Ensinamos a pessoa a se relacionar com a comida, não ser dependente dela, percebendo o alimento como uma fonte de prazer. Mostramos que comer de forma saudável pode ser prazeroso e não é preciso se restringir de todos os grupos alimentares, mas é necessário aprender a comer de forma saudável e comer bem, tendo consciência daquilo que vai ingerir, passando a ter autonomia para fazer escolhas saudáveis”.
O programa Nutrir Corpo e Mente divulga dicas interessantes para quem quer perder peso, no Facebook: Nutrir Corpo e Mente e no Instagram: @nutrircorpoementereeducacao.
Para participar do programa, é só ligar para (27) 99816-3108, (27)99966-0982, (27)99914-5613 ou (28)99914-5613 (atendimento em Cachoeiro do Itapemirim).