“Quando se é capaz de lutar por animais, é também, capaz de lutar por crianças ou idosos”
Vou iniciar esse assunto falando um pouquinho da experiência que tive ao ministrar uma palestra numa escola na Serra. A curiosidade inicial é nítida. Por que uma professora de educação física se preocupa em cuidar de animais? A resposta para as crianças se resume em uma única palavra: missão! Expliquei a elas que todos nós temos uma missão nesse mundo, seja ela ajudar as crianças carentes, os idosos, o meio ambiente, e a minha missão desde criança é cuidar dos animais! Pedi a eles que descobrissem sua missão nessa vida, pois sem sombras de dúvida, ao encontrarem sua missão, a vida deles teria um sentido especial. E citei a seguinte frase: “Quando se é capaz de lutar por animais, é também, capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender.” Após essa reflexão, perguntei a eles: E por que devemos proteger os animais? As respostas foram: porque eles sentem fome, sentem frio, ficam com sede, precisam de carinho, precisam de cuidados veterinários, porque são seres vivos! Fiquei orgulhosa ao ouvir isso e senti um leve sopro de esperança ao perceber que são conscientes em relação aos animais.
Falar sobre os animais é enxergar o mundo com outros olhos, ou seja, com os olhos deles; é respeitar aquele ser vivo, com dignidade; enfim, é recordar que aquele animal é uma criatura divina, assim como nós. Ainda assim, escuto o comentário: isso é apenas um animal! E, nesse momento, cito o que as crianças responderam na palestra: aquele animal é um ser vivo: que precisa de cuidados, que fica com fome e sede, sente frio, que sente falta do seu dono quando ele não está em casa, que aprende o que é certo e errado não importa sua idade, enfim. Os animais são seres abençoados que estão sempre ao nosso lado sem pedir nada em troca.
O tema proteção animal abrange muitos assuntos, sendo eles: adoção, posse responsável, castração, maus tratos, abandono, resgate, cuidados veterinários, dentre outros que irei abordar nos próximos textos. Também gostaria que caso queiram que eu fale sobre algum assunto não citado acima, entrem em contato pois estarei a disposição para ajudar.
Agradeço o convite e espero que eu consiga transmitir um pouco do que é a situação atual dos animais no nosso estado e quem sabe tocar o coração daquele que ainda não acredita no poder de transformação que um animal pode fazer em nossas vidas.
Um grande abraço a todos.
Paz e Bem
Daniella Muruce