O perigo das mochilas pesadas

daniel ortopedista

Mochilas sobrecarregadas podem levar a deformidades na coluna

Ao longo dos anos, o excesso de peso levado nas mochilas pode resultar em dores crônicas, postura inadequada e deformidades da coluna, segundo especialista

Todos os dias, Bernardo Renan, de 12 anos, leva para a escola um vasto número de material. Livros, cadernos, apostilas e outros elementos sobrecarregam a mochila e também a coluna do pequeno estudante. 

“Estou no sexto ano e arrumo minha mochila segundo o horário passado pela escola. Mas como às vezes há mudanças, acabo levando mais livros e cadernos, uma média de seis, com aproximadamente 200 páginas cada. O peso da mochila é tanto que meu ombro e minhas costas ficam doloridos e, ao invés de ficar reto, fico curvado”.

Bernardo disse que até seu pai considera a mochila pesada para sua idade. “Acho que seria possível para a escola fazer uma programação de acordo com a série e usar aparelho portátil com livros virtuais, ao invés do livro físico”, recomendou. 

Segundo o ortopedista Daniel Frechiani Moulin, a orientação médica é para que crianças na fase pré-escolar (entre 3 e 7 anos) utilizem mochilas com carga máxima de 5% do seu peso. 

“Uma criança com 20 quilos não pode carregar mais de 1 quilo. Crianças na fase mais velha e no processo de amadurecimento ósseo não devem ter mochilas com volume que ultrapasse 10% do peso corporal. Precisam ainda estar com o posicionamento adequado, ajustadas ao ombro e na altura do nível da cintura, não alcançando a linha glútea; a alça bem afivelada e calçando os dois ombros”, explicou.

daniel ortopedista

Sobre o material escolar, avalia. “Vemos que os materiais ultrapassam bastante o nível ideal de peso, com livros pesados, capas de caderno e outros objetos que contribuem para o aumento do peso”.

Moulin detalhou ainda que o excesso de peso levado por uma criança, ao longo dos anos, pode resultar em dores crônicas. “Doença músculo ligamentar, dores agudas que podem evoluir para dores crônicas e deformidade de coluna, que vai suportar o peso ao longo dos anos. Interfere na postura, na forma como anda, torna a musculatura mais enfraquecida, levando a um círculo vicioso”, lembrou. 

Mochilas sobrecarregadas podem levar a deformidades na coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X