Em seu excelente livro As cinco linguagens do amor, Gary Chapman inclui as palavras de afirmação como uma forma eficaz de demonstrar amor. Ele cita essa frase de Mark Twain: “Posso viver dois meses com apenas um elogio” e o próprio autor acrescenta: “Elogios verbais, ou palavras de apreciação, são poderosos comunicadores de amor” (p.37).
Chapman, como Wayne Cordeiro (Andando com o tanque vazio) afirmam o poder dos elogios para encher o “tanque emocional”, para motivar e encorajar alguém. Elogiar é reconhecer as qualidades e os esforços da pessoa, mesmo diante de pequenos avanços. Ken Blanchard ensina no seu best seller O Gerente Minuto que o líder deve estar sempre atento para surpreender seus auxiliares fazendo a coisa certa e elogiar.
Se você der uma olhada, mesmo rápida, nas treze cartas que Paulo escreveu, vai verificar que em nove delas o apóstolo começa com alguma palavra de reconhecimento, de afirmação. Tempos atrás encontrei uma pessoa que serviu comigo em um dos ministérios da igreja. Ao me ver, ela ficou muito alegre e disse: “Até hoje guardo aquele cartão que você me deu, elogiando o meu trabalho. Aquilo me deu novo ânimo, disse ela”.
Sempre haverá motivos para demonstrar sua apreciação, seja na família, no trabalho, no ministério e em outros relacionamentos. Pode ser uma palavra, um cartão, uma mensagem, um bilhete, um presentinho…
Você já elogiou alguém hoje?
Pr. Joarês Mendes de Freitas