Fazer a gestão do tempo te ajuda a realizar as atividades mais importantes com eficácia
Acompanhar o relógio que não para é um desafio. Existem diversas ferramentas para auxiliar o empreendedor nessa gestão e uma delas é a matriz do tempo. Esta ferramenta possibilita analisar a prioridade que damos ao tempo investido na execução das tarefas do dia a dia.
TAREFAS IMPORTANTES: é tudo aquilo que irá contribuir para melhorar sua vida.
TAREFAS URGENTES: é tudo aquilo que deve ser realizado de imediato, pois pode atrapalhar o restante das suas atividades.
Exemplos:
- Importante e urgente: são as tarefas nas quais se deve dar atenção imediata, pois, de sua realização, dependem outras tantas. (FAÇA AGORA). Ex.: Estou doente e preciso ir ao médico. Se não for logo, provavelmente a situação se agravará, necessitando, eventualmente, de uma internação, provocando afastamento do trabalho.
- Importante, não urgente: são importantes, mas são tarefas de longo prazo, que precisam ser realizadas, mas ainda se tem tempo para isso (COMECE LOGO).
Ex.: Tenho um problema para resolver com a operadora de celular. Demoro em resolver, a operadora corta a linha e eu fico sem telefone para me comunicar. - Urgente, não importante: são as tarefas que costumam desviar nossa atenção das que são, verdadeiramente, importantes. Geralmente, são as tarefas que podemos delegar (DELEGUE). Ex.: Estou no trabalho, bem ocupado e o telefone toca. Identifico que é um amigo. Peço para alguém atender e retorno a ligação mais tarde.
- Não importante, não urgente: são mais distrações que tarefas, desculpas para não realizar nenhum trabalho mais importante no tempo disponível (DEIXE PARA DEPOIS). Ex.: Tenho que acessar a internet para fazer uma pesquisa para o trabalho e, ao invés de realizá-la, entro no Facebook.
Agora vamos lá!
Preencha a matriz (use o botão direito do mouse e baixe a imagem abaixo) e crie um plano de ação para melhorar a gestão do seu tempo!
O que gera resultado é a ação!