Habilidades e potenciais dos adolescentes

Por Lenita Alves


Orientação vocacional auxilia no processo de desenvolvimento do adolescente

Em nosso bairro, bem como em outras comunidades, percebemos a quantidade de adolescentes e jovens em formação que, às vezes, cruzam por nós em pequenos grupos seja a pé, ou de bicicleta, em diversos horários.

Esta geração, agora já crescida, em sua maioria são aquelas crianças que os pais durante uma fase da vida fizeram planos, sonharam e investiram nelas, em cursos de idiomas, futebol, balé, música, entre outras atividades.

O grande desafio é motivar os adolescentes no caminho que poderão seguir para fazerem a própria história.

Muitos deles se aplicam em suas casas, às redes sociais ou seriados diversos, em excesso, enquanto o tempo passa. Mas tudo isso tem a ver com estes turbulentos anos.

Adolescer não é fácil. É uma experiência com a insegurança, incertezas, falta de motivação e questionamentos de direções, regras e limites, colocados pelos pais.

Mas, para os pais, também não é fácil passar por tudo isso com eles, pois já viveram um pouco mais e sabem que meta, objetivo e foco, direcionam a vida.

Como pais e/ou responsáveis queremos que nossos filhos aproveitem o tempo da melhor forma possível, mas os interesses muitas vezes de pais e filhos nem sempre seguem a mesma direção.

Uma alternativa para este momento seria a Orientação Vocacional, como ferramenta auxiliadora neste processo de desenvolvimento muitas vezes tão incerto sobre si mesmo e o caminho acadêmico a seguir.

É claro que existem adolescentes que já há algum tempo, demonstram para seus pais um gosto e dedicação a uma ou outra área. Mas, em sua grande maioria, não é bem assim e com desafios tão maiores pela frente que ainda os esperam. A Orientação Vocacional colabora em conhecer um pouco mais sobre habilidade e potenciais deste adolescente fazendo a diferença nesta jornada que iniciam pela vida.

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória