Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Piúma
Origem Evolutiva dos Topônimos Capixabas – Parte 16
PINHEIROS
(… És feliz cidade …)

Em 1950 havia no município de Conceição da Barra um lugarejo chamado Povoado do Pinheiro, que poucos anos depois teve a denominação alterada para Povoado do Comercinho do Pinheiro (c. 1952) e na sequência para Povoado da Barrinha (c. 1954). Elevado à categoria de distrito pela Lei Municipal de 30/12/1955, passou a se chamar Distrito da Barrinha,
Sua elevação à categoria de munícipio deu-se com a edição da Lei Estadual nº 1.917, de 30/12/1963, passando a chamar-se Município de Pinheiros.
O epônimo municipal é uma homenagem ao primeiro comerciante da região, “José Pinheiro Gama” [1896-1964]. Não obstante a lei tenha registrado o seu sobrenome no plural, Pinheiros.
PIÚMA

Por volta de 1850, o menor município do estado do Espírito Santo, com território de apenas 73,5km², se chamava Povoado de Piúma, e pertencia ao município de Benevente, atual Anchieta. Com a edição da Lei Provincial nº 14, de 4/5/1883 foi elevado à categoria de freguesia e passou a se chamar “Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Piúma”.
Nos primeiros anos da República, com a edição do Decreto Estadual de 2/1/1891 foi elevado à categoria de Vila de Piúma. Porém, poucos anos depois, em face da edição do Decreto Estadual nº 81, de 18/11/1904 foi rebaixado à categoria de Distrito de Piúma, integrando o município de Iconha.
Na segunda metade do século XX, seu território foi desmembrado e elevado à categoria de Município de Piúma, conforme Lei Estadual nº 1.908, de 24/12/1963.
O topônimo Piúma derivada da palavra tupi py-uma, que significa: “a epiderme” ou “a casca anegrada”, “escura”. Planta da família das mirtáceas cujo fruto é preto e redondo. Também pode derivar ipiuma, que significa “água preta”, “água escura” que “é a coloração da água de seu rio” (CARVALHO, pág. 59).
PONTO BELO
(…Está dentro do coração…)

Um dos municípios mais novos do norte do estado do Espírito Santo, em 1989, quando ainda integrava o território do município de Mucurici, foi elevado à categoria de Distrito de Ponto Belo, conforme a Lei Municipal nº 1 de 1989.
Poucos anos depois, com a edição da Lei Estadual nº 4.594, de 30/3/1994, desmembrou-se e foi elevado à categoria de Município de Ponto Belo.
O topônimo municipal originou-se de um pequeno estabelecimento por onde passavam pessoas para fazer suas primeiras refeições; este estabelecimento recebeu o nome de Ponto Belo, em virtude da localização e da paisagem oferecidas a seus transeuntes (IBGE on line. História e Fatos. Ponto Belo).
Até a próxima.
Conheça a origem toponímica de outros municípios capixabas clicando aqui https://bit.ly/3OZhTfD