Trufa e ovo de páscoa adaptados para celebrar a data com seu animalzinho
A Páscoa está chegando e, com ela, a vontade de compartilhar com a família os famosos ovos de chocolate. Para quem é pai ou mãe de pet esse é o momento de pensar em como fazer para que o animal de estimação também faça parte dessa comemoração.
Uma das orientações da médica veterinária Thais Matos, especialista da área de Segurança & Confiança da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina é de que o chocolate, realmente faz mal para o pet, pois o organismo do animalzinho possui dificuldade para metabolizar essa substância.
“Os tutores sempre estão com dúvida se o chocolate fará bem ou mal para o pet, pois, todos gostam de partilhar aquele pedacinho com eles. No entanto, pais e mães de pets precisam ficar cientes de que a intoxicação por chocolate está entre as causas de envenenamentos mais comuns“, explica Thais.
A médica veterinária menciona que existe maior risco de intoxicação se o chocolate for amargo. “Mesmo um pedaço pequeno de qualquer chocolate, pode provocar intoxicação no animal de estimação e causar sintomas de hiperatividade e excitação, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados ou arrítmicos, tremores musculares, convulsões, febre, vômitos, entre outros“.
Visando manter o bem-estar e a saúde do pet em dia, a especialista da DogHero elaborou duas receitas especiais para que os pais e mães de pets possam ter uma Páscoa feliz com seu animal de estimação. Então, é só separar os ingredientes e mãos à obra!
Trufa de Chocolate para Pet
O tutor vai precisar de:
- ½ xícara de chá de pasta de amendoim sem açúcar
- 1 colher de sopa de mel natural
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 copo de aveia
- ¼ de copo de frutas secas (abacaxi é uma boa opção)
- ¼ de copo de alfarroba
- folha de papel manteiga
- uma assadeira
Como fazer? Em uma panela, derreta a pasta de amendoim, o mel e a manteiga, mexendo sempre, até misturar bem os ingredientes. Então, coloque o conteúdo da panela sobre a aveia, as frutas secas e alfarroba, misturando bem. Cubra a assadeira com uma folha de papel manteiga e, com uma colher, vá separando as trufas em pequenas porções. Armazene no freezer até congelar. Retire e sirva ao cãozinho, mas sempre com moderação.
Nível nutricional: a pasta de amendoim é rica em vitamina E, que ajuda a aumentar a imunidade do pet. O mel natural tem propriedades antibióticas, contribuindo para a imunidade. A aveia possui fibras que facilitam a digestão. A alfarroba é rica em açúcares naturais e contêm vitaminas e minerais.
Importante: esta receita não é recomendada para cães alérgicos ou intolerantes a um, ou mais ingredientes. Na dúvida, consulte o médico veterinário.
Ovo de Páscoa para o Pet
Para fazer o ovo de Páscoa para o pet, o tutor vai precisar de:
- 100g de alfarroba em barra (você encontra em lojas de produtos naturais);
- ⅓ de xícara de água;
- ½ xícara de coco ralado;
- Óleo de coco para untar (opcional);
- Uma panela pequena;
- Uma ou duas forminhas de ovos de Páscoa de 30g (pode ser de plástico, mas a de silicone é mais fácil desenformar).
Como fazer? — Derreta as barras de alfarroba em fogo baixo com a água. Quando o conteúdo ficar bem amolecido (bem menos consistente do que o ponto do brigadeiro), desligue o fogo e misture o coco ralado. Coloque, então, o conteúdo nas forminhas. Os ovos não serão ocos, mas poderão ser maiores ou menores conforme o preenchimento da forma. Para ser mais fácil desenformar, unte a forminha com um pouco de óleo de coco. Então, cubra com plástico filme. Deixe que os ovos descansem na geladeira por pelo menos cinco horas. Pronto! O ovo de Páscoa sabor prestígio para cães já pode ser servido!
A receita também está disponível no canal da DogHero no YouTube. Lembre-se de oferecer pequenas porções para o seu pet, pois diferentemente dos humanos, eles estão menos acostumados a variar a alimentação — e isso pode causar desconfortos gastrointestinais.
Sobre a DogHero
A DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis – formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários -, que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 25 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 750 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 “minicórnios” em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, Vetsmart e Vetus, construindo assim o maior ecossistema pet do país, com o propósito único de facilitar a rotina de quem tem pet.
Colaboração: Rosangela Andrade