Passando pelo deserto

Deserto é lugar árido, inóspito e solitário. Ninguém mora no deserto, a não ser os beduínos, povos nômades, cuja vida já foi adaptada às condições da região como ar seco, excesso de calor e frio, escassez de água e outras dificuldades. Por vezes os viajantes precisam atravessar o deserto para chegarem ao lugar planejado, mas ninguém o tem como destino.

Alguns dos fatos mais importantes das narrativas bíblicas aconteceram no deserto. Foi no deserto que Deus chamou Moisés para libertar Israel da escravidão no Egito; no deserto, Elias recebeu a restauração divina no seu período de crise; João Batista pregava no deserto; antes de iniciar o ministério público, Jesus passou pela prova do deserto; por três anos, Paulo esteve no deserto da Arábia antes de começar o seu trabalho.

Penso que esses exemplos sejam suficientes para demonstrar como um período no deserto pode ser proveitoso para o nosso crescimento. Claro que aqui utilizo a figura do deserto em um sentido figurado, como símbolo de desafios, lutas, problemas e provações. Deus permite “os desertos” em nossa vida, ou nos leva a eles, para desenvolver a nossa fé, forjar o nosso caráter, nos preparar para o serviço. Mas podemos estar seguros de que, uma vez cumprido o seu propósito, Deus nos tira do deserto.

Será que você está passando por um deserto? Se for o caso, pergunte a Deus qual seu propósito e saiba que isso não vai durar para sempre.

Pr. Joarês Mendes de Freitas

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória