O festival agregará diversos tipos de danças como afro, indiana, flamenco e outras manifestações contemporâneas do Tribal Fusion
A paixão pela dança traz ao cenário capixaba o 1º Festival de Tribal Fusion do ES, produzido e dirigido pela dançarina, professora e coreógrafa Bianca Campagnoli. Bianca tem como objetivo disseminar seu curso e estudos relacionados a dança Tribal Fusion no Espírito Santo, onde desde meados de 2014, introduz a modalidade em Vitória.
“Esse ‘novo’ estilo, também chamado de dança étnica contemporânea, é uma modalidade que funde na dança do ventre, arquétipos, conceitos e movimentos de danças étnicas das mais variadas regiões, como o flamenco, dança indiana, movimentos folclóricos de diversas partes do oriente, danças tribais da África Central, e surgiu no final da década de 60 com a bailarina do ventre Jamila Salimpur (Califórnia EUA), que em viajem se encantou com a cultura desses povos retratada através da dança, agregando ao seu trabalho. O Tribal Fusion chegou ao Brasil na década de 90 e aos poucos foi incorporando elementos da cultura brasileira nas coreografias e figurinos, como o Maracatú e o Afoxé. A modalidade permite a liberdade criativa, fundindo-se todos os dias, é um processo de criação constante, tomando os elementos que encontra, ampliando o vocabulário gestual dos artistas, utilizando técnicas orientais e ocidentais. É uma mistura de danças, artes e etnias de todo o mundo, unindo do moderno ao ancestral”, informa.
De acordo com Bianca, o festival conta com workshop ministrado pela bailarina Joline Andrade (Salvador Bahia) que é formada em dança na Universidade Federal da Bahia e pós graduada em Estudos contemporâneos sobre a dança.
“Joline é, atualmente, a maior potência no Brasil em Tribal Fusion. Participou de eventos Nacionais e Internacionais, levando nossa cultura a outros países. O Festival também agregará números de outros tipos de danças, como afro, indiana, flamenco e outras e manifestações contemporâneas do Tribal Fusion”, acrescenta.
O workshop de Joline Andrade acontece no Stúdio de Dança do Ventre Bianca Campagnoli que fica em Jardim Camburi, na Rua Maria Auxiliadora Gomes Salomão,19, no dia 2 de julho, das 10 as 13 horas. No mesmo dia acontece o 1º Festival de Tribal Fusion do ES no Teatro Municipal de Vila Velha, as 16 horas. O palco é aberto e as inscrições e venda de ingressos são feitas através do site www.biancacampagnoli.com. Para maiores informações basta entrar em contato no telefone (27) 997418322.