SEGREDOS DA LONGEVIDADE

O seriado Como viver até os 100; os segredos das zonas azuis, exibido na Netflix, foi produzido por Dan Buettner, da National Geographic. Ele visitou 5 lugares onde as pessoas vivem mais. Seu objetivo era identificar os fatores responsáveis pela longevidade excepcional dos habitantes daqueles pontos do planeta, que ele chama de zonas azuis.

As descobertas de Dan são um grande incentivo para algumas práticas que precisam ser mais valorizadas. Os principais fatores apontados como responsáveis pela longevidade são: alimentação saudável, atividade física, medicina preventiva, baixo estresse, voluntariado, contato com a natureza, fortes laços familiares, cultivo da fé, grupos de convivência e propósito de vida.

Dois elementos observados em Okinawa, no Japão, merecem destaque. O Moai, que são grupos de convivência e ajuda mútua para evitar a solidão. Fala-se que o convívio regular com um grupo de amigos pode acrescentar até 15 anos de vida. 0 outro fator é o Ikigai, que significa ter um propósito para viver. “Se perdemos esse senso de propósito, morremos”, dizem as pessoas em Okinawa. Esse objetivo mantém a pessoa ativa o que vai evitar doenças típicas dessa fase da vida.

Todos nós devemos cuidar bem da saúde porque o Espírito Santo habita o nosso corpo. Os que lideram, ainda mais, devido às demandas típicas da função e também porque o nosso estilo de vida deve ser um bom exemplo.

Pr. Joarês Mendes de Freitas

Eu amo meu bairro - Grande Vitória