Por Viviane Kede
Somos todos um só, porque o “todo” está em tudo.
Cada pessoa possui sua particularidade, gosto, valores e individualidades e isso pode ser a causa de conflitos entre o seres humanos. Se você parar para pensar o que move cada um de nós perceberá que é algo bastante singular.
Acredito que existe um único DEUS, no entanto as pessoas buscam por ELE, de maneiras bem distintas. A própria religião que tem o objetivo de unir, pode também separar pessoas.
Existem pessoas que vivem com o mínimo de objetos e coisas que acreditam serem necessárias e são felizes. Outras, possuem “tudo”, mas podem ter a sensação de vazio na alma.
Percepções diferentes e vivências diversas nos fazem entender que cada um tem o seu modo de caminhar. E, assim vamos vivendo. Às vezes julgamos a forma do outro levar a vida, com a pretensão de saber e até mesmo determinar o que ele deveria fazer ou deixar de realizar.
A verdade é que o respeito às escolhas de cada um é fundamental e o que cada pessoa decide fazer compete somente a si própria.
“Cada um sabe a dor ou prazer de ser como é“.
(Caetano Veloso)
Todos temos nossas histórias e motivos para agir de determinada maneira,
e isso não diz respeito a ninguém. Cada indivíduo é único e especial e aí está o nosso valor e nosso poder. Não existe no mundo e nem existirá um ser humano igual ao outro. Se ao invés de julgar procurássemos entender que cada um tem seu caminho e que as diferenças nos ajudam a evoluir, começaríamos a entender que todos somos um e parte fundamental na história da vida.