Sororidade: a união de mulheres pode ajuda-las a vencer desafios

Sororidade é uma palavra muito usada atualmente no meio feminino e dentro do seu conceito está a ajuda de mulheres a vencerem diversos tipos de desafios, desde o profissional até o pessoal.

São muitas as definições que encontramos para a palavra sororidade. De acordo com o site significados.com.br, “sororidade é a união e a aliança entre mulheres, baseadas na empatia e no companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum”.

Já de acordo com o site dicio.com.br, “sororidade é a relação de irmandade, união, afeto ou amizade entre mulheres, assemelhando-se àquela estabelecida entre irmãs”.

Existem muitas discussões sobre o termo que surgiu para dar nome ao sentimento de solidariedade e empatia entre mulheres, no entanto, não se sabe se ao certo se a origem veio por conta da essência da mulher ou do movimento político feminista. No entanto, a palavra ilustra fortemente a proposta da Mentora de Mulheres Marcia Freitas que conceitua sororidade como proteção, empatia, colaboração, aceitação, companheirismo, compaixão entre grupos de mulheres.

Com toda a sua experiência atendendo mulheres, Márcia atua executando mentoria de mulheres para orientá-las ao autoconhecimento, trabalhar a autoestima e o autodesenvolvimento. Além disso lançou o “Recomeçar”, um programa para mulheres que estão atravessando ou já passaram pelo processo do divórcio, com o objetivo de apoio para reestruturação de uma nova vida.

“Sororidade se refere à irmandade entre pessoas do sexo feminino e esse é o princípio do Programa Recomeçar, onde mulheres que passam pela mesma dor do divórcio, apoiam umas às outras. Elas falam, ouvem, trocam informações, dúvidas, queixas e compartilham as suas dores, medos e anseios.  Não é preciso passar por este momento sozinha. Através da sororidade podemos apoiar umas às outras, sem julgamento e críticas. Meu papel no programa é encoraja-las a aceitarem que elas podem ser felizes consigo mesmas, após o divórcio. Quando escolhemos trabalhar a sororidade, as mulheres caminham lado a lado, se auto fortalecem e não há lugar para a rivalidade. Com a sororidade não existe julgamento de mulheres que passam por dificuldades na educação de um filho, não conseguem alavancar suas carreiras, passam pelo divórcio, ou em qualquer outra situação. Nesse programa as mulheres têm uma mão amiga para orientar em uma direção ou caminhar junto” diz Marcia.

Atitudes de sororidade, segundo Marcia Freitas:

  • escute as vitórias ou preocupações de outra mulher;
  • não julgue, mas tenha empatia;
  • oriente com respeito, quando for necessário caminhe junto;
  • não abafe o brilho da outra; mas seja aquela que irá mostrá-lo, para quem não percebeu.

“Conheço mulheres inspiradoras, que praticaram a sororidade e sou muito grata pela generosidade delas em minha caminhada”, concluí Marcia.

Serviço

Programa Recomeçar

Módulo 1 – Recomeçar: Iniciar uma caminhada para reestruturar a sua nova realidade.

Módulo 2 – Entenda quem você é: transforme sua dor em forças, ajustando a sua mente para entender que você é especial.

Módulo 3 – Autoconfiança e autoestima: ajuste alguns comportamentos e atitudes para retomar a sua autoconfiança e elevar sua autoestima.

Módulo 4 – Um passo de cada vez: acolha suas emoções e sofrimento. Tome consciência do seu momento e cuide das suas emoções.

Módulo 5 – Identificando seu momento: entenda em qual fase do luto no divórcio você está, para seguir com a sua nova história.

Módulo 6 – Minhas escolhas: gerencie melhor sua rotina, para aprender a investir tempo em si mesma.

Módulo 7 – Viver o novo: resgate oportunidades que você abriu mão, como vida espiritual, carreira, amizades, projetos e sonhos.

Módulo 8 – Recomeço: honre sua história e preparar um plano de futuro.

Objetivo

Preparar-se para recomeçar e viver sua nova história de forma mais forte, equilibrada, consciente e livre emocionalmente.

Como funciona

  • 8 encontros em grupo online, com carga horária de 2hs por semana
  • Livro em pdf com tarefas e atividades
  • Grupo de whatsapp exclusivo para as participantes
  • Duração do programa: 60 dias.
  • Próxima turma: 11/05/2021 – Terças feiras, das 20 às 22 horas.

Sobre a Mentora:

Marcia Freitas é Mentora de Mulheres; Formada em Música Sacra; Licenciada em Educação Musical; Especialista em Educação Especial; Acadêmica de Psicologia; Training em Auto desenvolvimento e Idealizadora do Programa Recomeçar.

Marcia é idealizadora do programa “Recomeçar”, criado para a restruturação da vida de quem está passando pela situação do divórcio e que deseja seguir a sua nova caminhada e que terá nova turma em maio de 2021.

Instagram:@marciafreitasmentora
Contato: 27 99919-1857

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
X