Carbonara é um prato típico da cozinha do Lazio, preparado com um molho de ovos e bacon (ou pancetta de porco).
Spaghetti carbonara é um primeiro prato típico da cozinha do Lazio. A receita original da massa carbonara é bastante debatida, as diferenças de opinião dizem respeito basicamente ao uso da cebola, à quantidade de ovos ou à adição de natas ou outro molho cremoso. Apesar de todas as discussões ou debates que possam existir sobre o assunto, o spaghetti alla carbonara continua a ser um dos pratos mais populares, conhecidos e apreciados da cozinha romana e, de um modo mais geral, da cozinha do Lácio.
Quanto à origem da receita, as hipóteses são um tanto conflitantes. Uma primeira hipótese afirma que a receita tem origem anglo-americana, atribuível à Segunda Guerra Mundial, com a chegada do bacon trazido por soldados americanos que chegaram à Itália. Pensa-se que começaram a combinar ingredientes familiares entre si e ingredientes já disponíveis no nosso país, como esparguete e ovos. Só mais tarde, porém, a carbonara realmente tomou forma, na receita ainda hoje conhecida, graças à releitura dos cozinheiros romanos. Outra hipótese, mais ou menos credenciada, afirma que a receita tem origem napolitana; na verdade, traços da receita podem ser encontrados no tratado de culinária de Ippolito Cavalcanti.
Os Spaghettis à carbonara são preparados com alguns ingredientes simples, o procedimento é muito simples, você precisa dourar o bacon (ou pancetta) cortado em cubos, em seguida, adicione os ovos batidos, pecorino ralado, sal e claro pimenta ao cru, e use isso como molho para espaguete. Embora a carbonara também possa ser preparada com outros formatos de massa, sempre feita de sêmola de trigo duro, inclusive parta curta, como penne ou fusilli.

Para fazer uma carbonara perfeita terá que seguir apenas algumas regras, que lhe permitirão obter um prato perfeito, saboroso e cremoso.
Como toda boa receita que dura no tempo, o espaguete à carbonara também encontrou variações na cozinha, com a substituição ou variação de alguns ingredientes. Uma delas é a receita vegetariana, onde a abobrinha substitui a pancetta.
Os ovos devem ser frescos, pois não serão cozinhados completamente. O uso de mais gemas do que ovos inteiros serve para dar cor e cremosidade ao prato.
O ovo batido não deve ser colocado na frigideira, caso contrário o ovo coagula e perde a cremosidade característica.
Ingredientes
320 gr de Spaghetti
150 gr de panceta ou bacon
4 ovos (1 inteiro + 3 gemas)
80 gr de queijo pecorino (ralado)
q.s. de sal
q.s. de pimenta
Modo de preparo
Para preparar o spaghetti à carbonara, comece a dourar o bacon cortado em cubos ou em tiras, em uma panela sem adicionar óleo. Deixe ficar ligeiramente crocante.
Trabalhe os ovos com sal e pecorino ralado
Numa tigela, misture os ovos inteiros e as gemas, acrescente uma pitada de sal e o pecorino ralado e trabalhe com um batedor manual ou garfo.
Adicione o bacon e bastante pimenta
Adicione o bacon dourado e aquecido e uma pimenta ralada e misture tudo.
Adicione o spaghetti e um pouco de água do cozimento do macarrão
Cozinhe o spaghetti em bastante água levemente salgada, escorra ainda al dente, retirando-o com uma escumadeira, sem jogar fora a água. Adicione o spaghetti à mistura de ovos e misture com o molho. Adicione um pouco de água de cozimento do macarrão, ajuste se necessário, você precisará obter um molho cremoso.
Sua carbonara está pronta, sirva com uma pitada de pimenta e queijo pecorino a gosto.