Ao compor sua tabua de queijos, além do número de convidados, é importante levar em consideração se ela será servida como aperitivo, ou, no final de uma refeição, ou, como uma refeição. Assim:
* Para um prato de aperitivo, conte entre 80 e 120g por pessoa. É uma quantidade suficiente para saciar o apetite dos seus convidados enquanto aguardam a refeição;
* Para uma tábua de queijos de fim de refeição, conte entre 70 e 90g por convidado;
* Agora se a sua tábua será uma refeição 100% de queijos, planeje alto, entre 150 e 250g por pessoa.
Para que os seus convidados encontrem qualidade, além da quantidade, é interessante oferecer diferentes famílias de queijos, ou seja, uma tábua com uma gama variada de formas, cores, texturas e sabores.
Segundo a tradição, uma tábua deve ter sempre números ímpares de queijos, isso a partir de 3 queijos, como por exemplo:
* 3 leites diferentes: um tomme de ovelha como Ossau-Iraty AOP Istara , um Banon AOP Etoile de Provence com leite de cabra e um Brie de Meaux AOP André Collet com leite de vaca.
* Lembre-se de escolher uma tábua de tamanho adequado para a quantidade de queijos que você vai oferecer. Não deixe os queijos se tocarem, isso facilita o corte e garante que os sabores não se misturem. Na verdade, tudo é uma questão de equilíbrio. Se o número de convidados é grande, você pode ter mais de uma tábua, facilitando o convidado na hora de se servir.
* Ao escolher sua tábua dê preferência às bandejas de madeira, vime, vidro, faiança, cerâmica ou porcelana e evite ao máximo o metal, o aço inoxidável e a prata, que podem alterar o sabor dos seus queijos.
* Outra boa opção para servir seus queijos são as bandejas de pedra, seja em ardósia, granito ou mármore, embora relativamente pesadas e frágeis são esteticamente perfeitas e mantem os queijos frescos.