Vou começar esse artigo compartilhando com você 3 informações muito importantes quando o assunto é transformar comportamento em vendas.
- As pessoas possuem uma tendência a comprar de vendedores que possuem estilos comportamentais semelhantes aos delas
- Os vendedores possuem uma tendência a vender para clientes que possuem um estilo comportamental semelhante aos seus próprios.
- Vendedores que conhecem seu próprio estilo comportamental e aprendem a se adaptar ao estilo de seus clientes conseguem aumentar suas vendas.
Quantas vendas você perde porque não trata o cliente da forma “comportamental” correta?
Sabemos que as pessoas compram de alguém que gostam, mas existe uma outra questão por trás dessa afirmação: Do que elas gostam?
Podemos dizer que compradores gostam de:
- Pessoas diretas
- Divertir-se
- Novos produtos
- Produtos Comprovados
- Muitas Informações
- Ser tocados
- Conversas pessoais
- Tempo para pensar
- Negociar
- Produtos vistosos
- Produtos tradicionais
- … e alguns NÃO gostam!
O profissional de vendas que não entende os estilos comportamentais e não possui conhecimentos sobre a linguagem DISC está dando adeus às vendas valiosas.
Além das técnicas de vendas, que se aplicam a qualquer estilo comportamental, existem 3 passos para você vender com “estilo”.
- Conhecer o seu próprio estilo comportamental a fundo
- Conhecer o estilo comportamental do cliente
- Adequar o seu estilo de vendas para eliminar tensões durante o processo de venda
Ao aplicar esses 3 passos junto das técnicas de venda você estará potencializando o seu atendimento e aumentando a chance de transformar o prospect em cliente de forma mais eficiente e o melhor de tudo, de uma maneira natural e agradável tanto para o você vendedor quanto para o seus prospect.
Veja a seguir algumas características do estilo de compra para cada um dos quatro fatores de comportamento da teoria DISC.
Características do estilo de compra do Alto D (Dominante)
- Gosta de comprar produtos novos.
- Muito ativo, com muito interesse. Costuma estar sempre com pressa ou inquieto e agitado.
- Alto interesse por novos produtos e inovação.
- Normalmente, seu ego é forte.
- Não gosta de perder tempo.
Características do estilo de compra do Alto I (Influente)
- Gosta de experimentar produtos novos, inovadores e vistosos.
- Pessoa simpática, orientada para pessoas, prefere conversar e relacionar-se a trabalhar com detalhes.
- Sente-se feliz ao interagir com o vendedor. Pode falar de assuntos pessoais.
Características do estilo de compra do Alto S (Estável)
- Gosta de produtos tradicionais.
- Pode ser bastante tímido, mas deseja tornar-se um amigo.
- Não é desconfiado como o C (Conforme), mas demora para fazer mudanças.
- Precisa confiar no vendedor.
- Não é um “inovador”. Gosta da forma tradicional de fazer as coisas.
- É voltado para a família.
Características do estilo de compra do Alto C (Conforme)
- Gosta de comprar produtos comprovados.
- Pode ser desconfiado com relação ao vendedor e aos produtos.
- Não muda de fornecedor facilmente.
- Não costuma ser muito falante.
- Não é um “inovador”. Não experimenta tecnologias inovadoras facilmente.
Nem todos os clientes são parecidos. Cada cliente exige uma abordagem singular e reagem de maneiras distintas às mais variadas situações.
Ao adaptar o seu estilo comportamental ao dos seus prospects, você tem potencial de aumentar o sucesso das suas apresentações de vendas.
Quanto mais você conhecer o seu estilo comportamental, em detalhes, mais fácil será identificar o estilo comportamental das pessoas à sua volta, melhorando assim suas relações pessoais e profissionais, e levando você a um nível cada vez mais elevado tanto na vida pessoal quanto profissional.
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