Unidade de saúde disponibiliza programa para atender hipertensos e diabeticos

A Unidade de Saúde de Jardim Camburi realiza ações de promoção da saúde e de prevenção a diabetes e hipertensão, além de acolher, acompanhar e oferecer o tratamento aos pacientes.

A enfermeira Vivian Kecy Vieira Maia é responsável pelo programa de hipertensão e diabetes, e diz que para não deixar os pacientes desassistidos, é atendido o maior número de pessoas por dia.

“Iniciamos a atividade com uma palestra, verificamos a pressão, a taxa de glicose, medimos a circunferência da cintura e peso de todos os pacientes. Após isso, o médico faz o atendimento para transcrição de receita de cada um”.

Segundo Vivian, a palestra orienta sobre alimentação saudável, mudança de hábitos e incentiva a prática de atividade física. Em seguida, o educador físico estimula os pacientes a participarem do núcleo de educação física.

O programa acontece a cada dois meses com médicos, enfermeiros, educadores físicos e farmacêuticos e segundo Vivian, o a orientação sobre quais os tipos de alimentos que os pacientes podem consumir, é o que eles apreciam.

“Meu papel é orientar os pacientes. Meço pressão e glicose. Percebendo que alguns deles não estão controlados, encaminhamos para a consulta individual. Identificamos para dar seguimento ao tratamento deles. Pela avaliação inicial e recepção conseguimos captar pacientes para participar do programa. Tem perfil para participar do grupo, o paciente que está compensado (pressão ou diabetes controlada). Quem quiser participar da turma de dezembro basta agendar na recepção da Unidade de Saúde”, finaliza.

Leia também:

Deixe um comentário

Eu amo meu bairro - Grande Vitória