Já se deparou com aquele sentimento de não saber como agir diante de uma conversa? Ou mesmo em uma negociação ficar sem opções e, com a voz embargada, aceitar o mínimo? Pois é, a timidez está relacionada ao medo e uma baixo autoestima. E nem nos damos conta disso.
Em muitos casos, devido a rejeição na infância, o sujeito sente um constrangimento em se mostrar, posicionar e dizer o que pensa. Muitas oportunidades são perdidas. O medo de ser ridicularizado ou desprezado fica tão nítido que causa sudorese, crise de pânico, ansiedade.
De qual forma superar uma situação assim: Primeiramente aceitar a timidez e o quanto ela é prejudicial a você. Não é pela forma que chegou até aqui, mas de qual forma continuar a viver e sem ela. Em segundo lugar, e não menos importante, procure um profissional( terapeuta) para aprender a ter autoestima elevada. Significa ter um momento com você para compreender o que viveu e ressignificar o que merece e precisa.
Deixar a timidez não é fácil e não te fará uma pessoa extrovertida de um dia para outro. Porém, os recursos dentro de você te ajudará a ter uma vida mais amena e com coragem. Respira. E vai!