Por Georgia Noronha
A venda direta é uma forma de empreendedorismo que tem proporcionado oportunidades e transformado a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. A empresária Edivânia Muniz é um exemplo inspirador de como a venda direta pode se tornar mais do que uma profissão, mas uma paixão que impulsiona o sucesso. Ela atua na área há cerca de 25 anos, sendo que há 3 anos como atividade principal no mercado, representando marcas renomadas como Natura, O Boticário e sua marca de semijoias. Sua jornada é marcada por determinação, superação e uma visão empreendedora que mudou sua vida.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em 2022 foram comercializados produtos e serviços por venda direta no Brasil, que geraram um volume de negócios de R$ 45 bilhões. A ABEVD informa que a força de vendas no Brasil tem cerca de 3,5 milhões de empreendedores, que atuam como revendedores diretos das empresas, seja em modelo de marketing multinível ou mononível.
Já a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas (World Federation of Direct Selling Associations – WFDSA) afirma que em 2021 o Brasil ocupou a 7ª posição global de vendas diretas de todo o mundo.
Encontrando a paixão pela venda direta
Desde criança, Edivânia Muniz já demonstrava gosto pelas vendas e com o passar do tempo foi se apaixonando e demostrando habilidades empreendedoras e, exatamente, por isso escolheu como formação acadêmica Administração com ênfase em marketing, atuou no mercado corporativo por 23 anos e sempre esteve com a venda direta presente em sua vida paralela à atividade profissional principal. No entanto, há 3 anos ela assumiu esta paixão, exclusivamente, como sua profissão.
“Identificando-me com o modelo de negócio, percebi nessa área a chance de ser dona do meu tempo e conciliar minha vida pessoal com o trabalho. Representando marcas renomadas, como Natura, O Boticário e a Edivânia Muniz Semijoias, encontrei uma forma de unir minha paixão pela venda com a oportunidade de empreender. Hoje tenho CNPJ, atuo como empresa, minha vida profissional é extremamente organizada e planejada para atender meus clientes da melhor maneira. Trabalho com pedidos por encomendas e produtos à pronta entrega para atender com maior agilidade e também aos clientes que desejam presentear alguém, ou quem precisa de um produto e não quer ir até uma loja física. Meus clientes recebem os produtos em suas casas, principalmente, aqueles que não querem perder tempo procurando algo em shoppings, por exemplo”, conta Edivânia.
Desafios ao longo da jornada
Assim como qualquer empreendimento, a venda direta apresenta desafios. Para Edivânia, conquistar a confiança dos clientes e mostrar a qualidade dos produtos que representa foi um desafio inicial.
“Foi preciso desenvolver habilidades de comunicação e vendas, me capacitar, aprender a lidar com diferentes perfis de clientes e me manter atualizada sobre as tendências do mercado. A concorrência é acirrada e exige que eu busque constantemente formas de me destacar e oferecer um atendimento diferenciado. No entanto, todos esses desafios contribuíram para meu crescimento pessoal e profissional, tornando-me uma empreendedora mais resiliente e preparada”, afirma Edivânia.
A transformação proporcionada pela venda direta
A venda direta mudou a vida de Edivânia de maneira significativa, essa atividade lhe deu a flexibilidade de gerenciar seu tempo de acordo com suas necessidades e prioridades. Construir relacionamentos significativos com seus clientes também foi um aspecto gratificante, com muitos deles se tornando amigos ao longo do caminho.
A jornada de Edivânia é marcada por determinação, superação de desafios e uma visão empreendedora que inspira outras pessoas a seguirem o mesmo caminho. Edivânia Muniz é prova viva de que a venda direta pode ser mais do que uma profissão, pode ser uma paixão que transforma muitas vidas.