Foto: Simone Fonseca
Hoje vou falar da aniversariante do mês, nossa querida Vila Velha, cidade que acabou de completar 487 anos, no último 25 de maio.
Com suas principais e lindas praias: Itaparica, Praia da Costa e Itapuã, “a menina das olhos”, Vila Velha foi a primeira capital do Estado do Espírito Santo.
Cercado por uma mata virgem, onde encontramos alguns animais silvestres, seu ponto turístico principal é o convento da Penha, um ponto alto do município. Romeiros de todo o Estado e turistas visitam diariamente o lugar e é possível subir até o santuário a pé, passando por dois caminhos ou, com o investimento de R$ 5,00, pegar uma Van que conduz até o campinho (uma área de estacionamento e onde são feitas as missas em dias especiais), e depois retorna com o passageiro ao “pé do convento”.
Outro lugar próximo para conhecer, localizado em Vila Velha, é o Parque da Prainha, onde nos finais de semana pessoas fazem piquenique, levam seus pets para passear e é super agradável. Na Prainha está localizada a Igreja Nossa Senhora do Rosário, é a mais antiga do Brasil e está em funcionamento, construída no ano de 1535, com uma decoração estilo Barroco. Ao lado fica o museu Casa da Memória, que te faz conhecer mais a fundo a história do Estado.
Vamos andar mais um pouco e subir o morro do moreno, que pode ser escalado por uma trilha para os mais aventureiros ou caminhar pela estrada que tem menos emoção. Na estrada não sobem carros porque não está preparada para isso, alguns se arriscam de moto, no entanto, a maioria sobe a pé mesmo. A subida é de aproximadamente 1km e é bem puxada, mas a chegada supera qualquer cansaço físico. A vista do alto é “de tirar o fôlego”, é um passeio que vale muito a pena fazer. Existe outra subida no morro do Moreno que é bem povoado por belas casas e pousadas. Esse caminho tem acesso pelo bairro Praia da Costa e ali sobem carros. A vista também é encantadora e conseguimos avistar a Praia da Ribeira que é cheia de barquinhos de pescadores, uma ilha e algumas pequenas praias particulares. Descendo por esse caminho e andando um pouco mais à frente chegamos ao farol de Santa Luzia, um local muito interessante de conhecer e cheio de histórias.
Vila Velha tem ótimos hotéis, restaurantes e cafés. Passando pelo município admire a paisagem e curta nossa gastronomia que é muito saborosa!
Confira alguns registros fotográficos que fiz de Vila Velha:
Até a próxima Viaje com Si Fonseca.