Já observou como, atualmente, estamos cercados de dicas e informações relacionadas a autogestão? Isso significa: você, dentre tantas atribuições em ser você, precisa aprender a gerir sua vida. Gestão sempre foi algo voltado ao âmbito empresarial, porém, as coisas mudam e hoje é preciso gerir a própria vida. O famoso “Tomar conta da sua vida”.
Para que isso ocorra, trago alguns pontos importantes. Afinal, quando aprendemos quem somos e como funcionamos, mudamos o ângulo do olhar para fora e focamos em gerir a própria História. Já adianto: o que for destacado, aqui, faz parte de um processo pessoal.
1- Disciplina: Ela acontece quando começamos, de forma pequena, a manter hábitos mesmo sabendo dos desafios que irás enfrentar.
2- Continuidade: Alguns cientistas acreditam que, após vinte dias, você estará habituado a seguir a disciplina proposta. Eu prefiro pensar assim: Faz parte da sua vida? Continue. Há momentos que, quando, pensamos nos vintes dias, já comemoramos e, por vezes, voltamos a estaca zero.
3- Seja seu maior motivo: Já ouvi de algumas pessoas: “Meu maior motivo para continuar são meus filhos, minha família. Todavia, se você morrer? O maior motivo de continuar se foi. Que é você. Ninguém vai ser você. Podem ocupar determinadas funções no universo. Mas, você é singular. Você é único. Então seja por você( A palavra você foi repetida, intencionalmente, várias vezes para que você veja como você é o dono do processo todo!).
4- Celebre as conquistas: Amo celebrar minhas conquistas! Mas, já houve situações que: “Ok. Vamos para o próximo.” Porém, foi mérito seu. Independente da forma e do jeito, a conquista é sua! Celebre, receba os elogios, agradeça. Celebre do jeito e da forma que puder. Celebre.
Aprendamos a ser mais nossos antes de sermos de todos. Todos? É muita gente. Fica para a próxima coluna. Mas, já dá para começar a liderar sua vida com o que disse né?