Você sabia que a catarata é a maior causa de cegueira reversível no Mundo?

A exceção é dos países desenvolvidos

Por Dr Luis Augusto Gesteira de Campos

A catarata é a maior causa de cegueira reversível em todo o mundo, com exceção dos países desenvolvidos. Corresponde a 47,8% dos casos mundiais de cegueira em estudos em 2004.

O termo catarata é dado para qualquer perda de transparência do cristalino, que é uma lente natural que se encontra dentro dos nossos olhos. Ele é um dos responsáveis pela nossa capacidade de focar nos objetos. A doença pode ser congênita (a pessoa nasce com a catarata) ou adquirida, sendo a idade o principal fator. Algumas doenças, como diabetes mellitus, podem acelerar o processo. Outros fatores seriam o tabagismo, o alcoolismo, e o uso de certos medicamentos.

Com o avanço da idade, a prevalência da catarata foi estimada em 2,5% em pessoas entre 40 e 49 anos, 6,8% naqueles entre 50 e 59 anos, 20% entre 60 e 69 anos, 42,8% entre 70 e 79 anos e 68,3% em pessoas acima de 80 anos, segundo alguns pesquisadores brasileiros. De acordo com a OMS, a incidência anual de catarata é estimada em 0,3% ao ano. Isso representaria, no Brasil, cerca de 550 000 novos casos de catarata por ano (TALEB, 2009).

Os sintomas mais frequentes são: sensação de visão embaçada, alteração continua do grau de óculos, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e alteração na percepção de cores (parecem estar desbotadas). Geralmente há uma piora, primeiro, da visão para longe comparativamente à visão de perto. Somente o oftalmologista poderá realizar os exames necessários para a confirmação do diagnóstico e também indicar o melhor procedimento cirúrgico para o tratamento.

A correção cirúrgica é a única opção para a recuperação da capacidade visual do portador de catarata senil Hoje, com a evolução da cirurgia, ela é feita de forma indolor, com anestesia em forma de colírio (tópica) e sedação, e o paciente não fica internado, retorna para casa ao final do procedimento. A tecnologia veio incorporar avanços, também, em diminuir a dependência do óculos, em alguns casos, após a cirurgia.

O cristalino é uma lente biconvexa natural do olho localizado atrás da pupila, onde perde a transparencia e se transforma em catarata.

Faça uma avaliação. Atendemos convênios e particulares de segunda a sexta-feira de 8:00 as 18:00, na Oftalmoclínica, localizada no Unique Mall – Av. José Maria Vivacqua Santos, 280 – Salas 1009 e 110 – Jardim Camburi.
Agendamento no telefone (27)3337-8285 ou Whatsapp (27)99608-3144.

Sobre o autor

Dr Luis Augusto Gesteira de Campos é Médico Oftalmologista – CRM 7003
Formado na Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Catarata e Retina, pela Faculdade de Ciências Médicas, Santa Casa de Belo Horizonte e Fellowship em Retina pelo Hospital de Olhos de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
X