Youtuber: uma função influente no meio dos adolescentes

A influência dos youtubers na vida dos adolescentes

Entrevista com Whinderson Nunes. O canal do artista tem mais de 20 milhões de inscritos

Conversamos com dois adolescentes para saber se eles já pensam na escolha de uma profissão para o futuro. O estudante J.A.E disse que deseja ser “vagabundo”. Então, questionamos sua escolha e pedimos para ele falar um pouco mais sobre o assunto. J.A.E nos explica que ser ‘youtuber’ é ser vagabundo. “A pessoa não faz nada e ainda ganha muito dinheiro”, diz.

A palavra youtuber acaba de entrar no dicionário da língua inglesa. Segundo o dicionário, o youtuber é um usuário frequente do site de compartilhamento de vídeos chamado YouTube, que produz e aparece em um determinado canal.

Para desmistificar a função, a edição do EAMB entrevistou o youtuber Whindersson Nunes (22 anos), artista, digital influencer (influenciador digital) e vlogger (pessoa que produz vídeos sobre determinados assuntos, com a finalidade de divulgar algo em específico ou somente para ganhar seguidores), que explicou como funciona a profissão.

Whinderson é conhecido como “Um fenômeno da internet”. Com 15 anos resolveu fazer vídeos para postar em seu canal do YouTube, com a esperança de conseguir algumas curtidas. O que aconteceu foi uma “avalanche”. Em pouco tempo Whinderson transformou-se em um dos nomes mais procurados do YouTube no Brasil, passando a ser convidado para dar entrevistas, se apresentar em canais de TV e fazer shows pelo país. Seu canal tem mais de 20 milhões de inscritos, conta com centenas de vídeos e conteúdo diversificado que inclui vlogs, paródias, músicas autorais e críticas de filmes.

Confira a entrevista completa:

>>EAMB: Muitos adolescentes acreditam que o youtuber não precisa trabalhar, basta gravar um vídeo e pronto. No entanto, sabemos para você produzir bons vídeos e ter seguidores é necessário um cenário, uma boa edição de vídeo, entre outras atividades, além de conteúdo e criatividade. Como você desmistifica o pensamento desses adolescentes? Como é a profissão youtuber?

WN: Essa profissão é como qualquer outra, temos que ter responsabilidade e prazer em alegrar tanta gente. Existe um roteiro e preparo, para que o trabalho não seja feito de qualquer maneira.

>>EAMB: Você tem ciência da responsabilidade social de um youtuber, sabendo que ele é um formador de opinião e que suas mensagens podem modificar comportamentos? Fale sobre isso.

WN: Sim, claro, por isso temos que tomar bastante cuidado para não desenvolver assuntos polêmicos.

>>EAMB: A mídia tem divulgado informações sobre adolescentes e jovens que resolvem participar de desafios, trazendo para eles, impactos negativos. Você já pensou em preparar algum tipo de mensagem que traga impactos positivos a respeito de alguma causa?

WN: Olha, eu me pronuncio em minhas redes sociais, mas sempre com muito cuidado, pois a má interpretação pode causar uma polêmica tremenda.

>>EAMB: Após você ficar conhecido no YouTube, sua vida mudou bastante? Fale sobre o sucesso.

WN: Sim, mudou muito, ao ponto de eu ser reconhecido por onde eu passo por pessoas. Fico bastante feliz com o carinho dos fãs.

>>EAMB: Qual a mensagem que você deixa para os jovens que desejam percorrer um caminho de sucesso como o seu?

WN: Acredite em seu potencial, faça as coisas sempre com honestidade.

Leia também: Psicanalista diz que pais devem ficar atentos aos acessos dos filhos

One thought on “Youtuber: uma função influente no meio dos adolescentes

  1. Sammy says:

    Mas desde quando youtubeiro é profissão? Youtubeiro são um bando de vagabundos que não fazer merda nenhuma a não ser enfiar bosta na cabeça dos imbecis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X