A importância de construir um bom funil de vendas

Técnicas para potencializar suas vendas

Existem algumas técnicas com o objetivo de estruturar o processo de vender dentro de uma empresa e o mais popularizado é o funil de vendas, que tem como objetivo elaborar estratégias para que os vendedores tenham processos mais bem definidos e tracem suas metas com mais assertividade.

As etapas do funil são:

  1. Prospecção: consiste em analisar e estudar os potenciais clientes.
  2. Apresentação: nessa etapa o vendedor se apresenta em nome da empresa.
  3. Abordagem: a etapa que explica o motivo do contato sobre o que se trata da venda de um produto/serviço.
  4. Sondagem: etapa onde serão extraídas informações do cliente durante a conversa, para que assim possa haver um direcionamento das vantagens certas do produto/serviço e, consequentemente um melhor resultado.
  5. Negociação: aqui ocorre a apresentação da proposta, é nesta etapa que o profissional de vendas expõe os benefícios do produto ao cliente, tira as dúvidas e rebate as objeções.
  6. Fechamento: etapa de realização de transação e onde são esclarecidas quaisquer dúvidas finais sobre o produto.
  7. Pós-Venda: é uma técnica que todo profissional de vendas usa para fidelizar seus clientes a empresa e assim continuar comprando dela.

O ideal é que a sua empresa tenha estratégias para cada parte deste funil visando uma estrutura linear, traçando objetivos e metas bem definidas e com foco principalmente no aumento das vendas, fidelização do cliente e lucratividade do negócio.

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