O que diferencia um bom advogado de um advogado “top”?

 

5 Soft-Skills do advogado de sucesso

No mundo jurídico, não é suficiente ser um especialista em sua área de atuação ou o mais bem preparado tecnicamente, se você quiser progredir e ser uma autoridade em sua advocacia.

É imprescindível possuir também as soft skills, no que diz respeito ao desenvolvimento profissional.

Mas o que são soft skills?

No mercado de recrutamento de profissionais, usa-se as terminologias de hard skills e soft skills para descrever que tipos de habilidades você possui. Todas as profissões exigem os dois tipos de habilidades e na advocacia atualmente também já vem se exigindo.

Vamos entender um pouco mais delas agora.

As hard skills (habilidades técnicas) são seus entregáveis, o quanto e o que você é capaz de produzir em determinado campo. É a cirurgia de um médico, o pão de um padeiro, a petição ou outra peça jurídica de um advogado e assim por diante.

Já as soft skills (habilidades comportamentais) são tudo que cerca ou conduz os seus entregáveis. Ou melhor informando, são habilidades intangíveis, relacionadas a aspectos da personalidade; são aquelas que precisamos para nos relacionar uns com outros. Inclusive com nossos clientes.

Hoje, segundo o Valor Econômico, de 15/04/2014, a grande maioria dos empregadores (77%) acredita que essas características são tão importantes quanto as competências técnicas aprendidas para executar um trabalho específico cujo resultado pode ser mensurado, como operar um programa de computador. Para 16%, as “soft skills” são até mais importantes que a capacidade técnica na avaliação de um candidato para uma vaga.

E essa é uma realidade também na contratação de advogados de empresa. Nas seleções dos profissionais se concentra em se verificar se eles possuem habilidades comportamentais adequadas aos valores da empresa ou dos escritórios, como uma medida de talento jurídico superior, enquanto que anteriormente eram ignoradas em favor da formação e especialização técnicas.

A importância dessas habilidades [soft skills] para advogados se justifica porque a profissão jurídica exige uma excelente capacidade de lidar com pessoas de forma empática, educada, colaborativa. Ou seja, é necessário mais do que sua mera habilidade técnica profissional.

E, você está pronto para fazer parte do grupo dos advogados “top”?

Vou te apresentar aqui algumas das “soft skills” da advocacia:

1) EMPATIA

Quando se trata de se relacionar com as pessoas no trabalho – particularmente com os clientes – é importante poder entender e apreciar os pontos de vista dos outros. Ou seja, atuar com as “lentes do cliente”. Isso é empatia. Na profissão jurídica, deve-se ter a capacidade de negociação muitas vezes para evitar conflitos ou na sua resolução e não raramente é preciso ter a capacidade de convencer os outros dos méritos do seu argumento. Porém, sempre atentando para a necessidade das pessoas envolvidas.

2) CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTO (networking)

Sua carreira jurídica depende da sua capacidade de construir e manter relacionamentos positivos dentro da empresa, mas o mais importante, com seus clientes. Como advogado, você deve cultivar, nutrir e fortalecer relacionamentos consistentemente com eles. A capacidade de construir relacionamentos sólidos, favorece a construção de carreira e de se tornar ou se manter como profissional reconhecido.

3) COMUNICAÇÃO EFETIVA

As habilidades de comunicação em uma na advocacia vão muito além do básico. Para ser um advogado bem sucedido, ser capaz de se comunicar efetivamente durante as negociações, reuniões ou um simples atendimento ao cliente é crucial. A chave para uma comunicação eficaz é a clareza. Mantendo as linhas de comunicação abertas e claras, as informações são passadas aos seus clientes de forma a proporcionar um relacionamento confiável.

4) TRABALHO EM EQUIPE

Os advogados de sucesso possuem a capacidade de serem úteis a sua equipe. À medida que as questões jurídicas se tornam cada vez mais complexas, o agrupamento de advogados se tornar mais comum, pois há muito a ganhar com a colaboração, o conhecimento e a experiência dos advogados envolvidos. A capacidade de trabalhar de forma colaborativa e efetiva com os outros é fundamental para trabalhar com sucesso na advocacia.

Isso não só inclui o trabalho com colegas, mas também clientes, fornecedores externos e outros de advocacia.

5) ANÁLISE CRÍTICA

Você é capaz de analisar criticamente uma situação ou informação? Essa é uma habilidade essencial para o profissional da advocacia.

Se antes o profissional que se destacava, por exemplo, era aquele que executava mais rápido, com poucos questionamentos, hoje aquele que sabe fazer as perguntas certas e melhorar processos de execução é aquele que se sobressai.

Não há dúvida: o domínio de soft skills para advogados – homens e mulheres indistintamente – está se tornando cada vez mais importante o tempo todo.

Infelizmente, a maioria das faculdades de direito ainda não está oferecendo esse conteúdo, ostensivamente por razões de controle de currículo e contenção de custos, mesmo que haja pesquisa confirmando que 80% do sucesso nos negócios é atribuível às habilidades sociais. A profissão de advogado não é exceção.

Embora a ênfase em soft skills possa ser nova, os conceitos em si não são.   Os rótulos acabaram de mudar e estão sendo colocada “lupa” na necessidade de se desenvolver essas habilidades.

Para se distinguir e estar no grupo dos “top talent” da advocacia e estar no jogo, você deve ter essas habilidades.

Na EPJUR sempre estamos nos perguntando quais são as habilidades que fazem um profissional realmente ser incrível, diferenciado, dos bons. Temos certeza de que as soft skills acima são essenciais.

Assim, preparamos um workshop sobre Inteligência Emocional para advogados, que vai lhe proporcionar desenvolver suas soft skill. Será dia 20/04/2018.

Venha. Não menospreze as soft skills no seu currículo. Elas determinam o seu sucesso profissional como advogado.

https://bit.ly/2uWNmuh

http://epjur.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X