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Consultora destaca a necessidade de o empresário conhecer todos os setores de sua empresa

A rotina acelerada faz que os donos de empresas percebam que eles não podem perder tempo. Afinal, o concorrente está aí vendendo seus produtos e serviços, e buscando inovações. O empresário não tem tempo para visitar sua própria empresa e verificar se tudo está caminhando conforme deveria.

Conversamos com a especialista em gestão de micro e pequenos negócios, Jaqueline Guerra, proprietária da franqueada Multiply Consultoria – Unidade Vitória-ES, para obter informações sobre como é possível melhorar o gerenciame nto de uma empresa.

Jaqueline informa que é preciso adotar o hábito da visita diária à empresa, verificando se realmente está sendo feito o que se planeja e passando a imagem desejada pelo proprietário, aos colaboradores e clientes. “Temos de conhecer todos os setores de nossa empresa para que as tomadas de decisões sejam rápidas e eficientes”.

De acordo com Jaqueline, quatro perguntas e respostas servem de base para o empresário compreender se ele conhece sua empresa, ou se será necessário visitá-la todos os dias:

Será que está tudo de acordo com o que foi planejado e será que a empresa está transmitindo a imagem desejada para seus colaboradores e clientes?

Sua empresa passará a imagem que você gostaria, se ela estiver de acordo com a sua missão, visão, e valores, e se seus colaboradores conhecerem claramente seus objetivos, metas e processos internos. Eles representarão adequadamente sua empresa e passarão uma imagem positiva aos seus clientes.

Caso contrário, tudo que construiu ao longo dos anos poderá ir por água abaixo.

Você conhece bem seu cliente e atende às expectativas que ele busca quando entra em sua empresa?

Conhecer seu cliente é fundamental e superar as expectativas dele é essencial. Parece fácil, porém, muitas empresas ignoram e não buscam excelência no atendimento. É preciso entender a maneira que eles compram; quais os produtos ou serviços que eles mais gostam; e o quanto eles gastam. Observando estes pontos a empresa terá mais chances de efetivar a venda e fidelizar estes clientes.

Como andam seus processos internos?

É fundamental que sua empresa tenha seus processos de gestão bem desenhados e funcionando adequadamente, pois isso garante que todos os departamentos se comuniquem de forma eficaz e que o andamento das rotinas flua de acordo com os padrões de excelência adotados. É preciso ter um organograma bem definido para que seus colaboradores saibam a quem se reportar. Seus colaboradores devem ter suas rotinas escritas, claras e objetivas para que possam desempenhar seu papel adequadamente. Além disso, a saúde financeira da sua empresa precisa estar muito bem cuidada. Para tanto, é preciso investir o tempo necessário para acompanhar rigorosamente seus relatórios financeiros.

Qual a diferença entre iguais?

Se você ainda não parou para analisar o que sua empresa faz de diferente do concorrente ao lado, este é o momento. As empresas, apesar de semelhantes e atuarem no mesmo ramo de atividade ou produzirem os mesmos serviços, não são iguais. O que torna sua empresa diferente são a missão, visão, as competências e os objetivos que ela se propõe a alcançar. Todas estas diferenças aparecem nos processos internos, na comercialização do produto ou serviço, na administração, no atendimento, na qualidade, na capacitação dos seus colaboradores e na gestão de sua empresa como um todo. Tudo isso transmite a seu cliente qualidade e confiança, fatores importantes e decisivos na hora de escolher a empresa que comprará. É o que podemos chamar, em apertada síntese de vantagem competitiva.

“Visitar sua empresa todos os dias, conhecer seus processos e quem a representa são fatores fundamentais para que o empreendedor possa corrigir, de maneira rápida e assertiva, algo que não está de acordo com o padrão definido pela instituição”, finaliza.

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