Vera Fischer – Foto: Patricia Lino
Centro Cultural Sesc Glória também recebe as sessões da 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
O terceiro dia do 26º Festival de Cinema de Vitória segue movimentando a capital capixaba. Nesta quinta-feira (26), o Centro Cultural Sesc Glória exibe, às 14 horas, a 4ª Mostra Cinema e Negritude, seguida de debate. O público vai poder conferir os curtas Santos Imigrantes, de Thiago Amepreta; Kairo, de Fabio Rodrigo; Do Dia em Que Mudamos a Rota, de Diego Nunes; Sem Asas, de Renata Martins; e Motriz, de Tais Amordivino.
A 6ª Mostra Outros Olhares segue com o Programa Afetos LGBT, a partir das 16 horas, e apresenta os filmes Deusa Olímpica, de Emília Schramm, Jéssika Barbosa, Pedro Luis Viana, Rafael Brasileiro; Em Reforma, de Diana Coelho; Riscados pela Memória, de Alex Vidigal; Do Outro Lado, de Bob Yang & Frederico Evaristo; e Marie, de Leo Tabosa.
Também às 16 horas, a 8ª Mostra Corsária exibe os curtas Seiva, de Ramon Batista; Sem Título #5: A Rotina terá seu Enquanto, de Carlos Adriano; Espavento, de Ana Francelino; Estranho Animal, de Arthur B. Senra; Plano Controle, de Juliana Antunes; A Profundidade da Areia, de Hugo Reis; e Chiclete, de Philippe Noguchi.
A programação noturna começa às 19 horas, com a segunda noite da 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. Os filmes da noite são Guaxuma, de Nara Normande; Riscadas, de Karol Mendes; Fartura, de Yasmin Thayná; e Tempestade, de Fellipe Fernandes. Na 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas será exibido Selvagem, ficção de Diego da Costa.
Homenagem
A noite de quinta-feira também será de homenagem para Vera Fischer. Uma das atrizes mais versáteis e populares do Brasil, com um currículo extenso, que inclui 22 filmes, 23 novelas, 12 peças teatrais e mais de 10 séries e programas especiais de TV, ela receberá o troféu Vitória e os aplausos do público por sua contribuição ao audiovisual, às 20 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.
Tenda Musical
A música fica por conta do cantor e compositor André Prando. Com shows agendados para o Rock in Rio, o artista desembarca primeiro na Tenda Musical do 26º Festival de Cinema de Vitória. No palco, o repertório do seu mais recente trabalho, Voador, lançado em 2018. O público vai poder conferir a performance de André Prando, com sua voz e identidade marcantes, acompanhado de sua banda formada por bateria, baixo, duas guitarras e teclado.
20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal
O terceiro dia do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal, segue no Cine Metrópolis, com sessões que acontecem às 9 e às 14 horas. A exibição é voltada para o público infantil e para a formação de plateia. Os pequenos irão conferir os filmes Lily´s Hair, de Raphael Gustavo da Silva; O Malabarista, de Iuri Moreno; Na Casa da Bisa, feito em Realização coletiva; Metamorfose, de Jane Carmen Oliveira; Arani Tempo Furioso, de Roobertchay Domingues Rocha; Vida Real, de Camila Mezzeti e Ramon Faria; Guri, de Adriano Monteiro, além de 8 Patas, de Fabrício Rabachim, exibido fora de Competição.
Hotel Senac Ilha do Boi
A programação do Hotel Senac Ilha do Boi segue a todo vapor. Além das oficinas e debates, uma série de outras atividades acontecem no local. Às 9 horas, começa a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, com Daniel Morelo e Simone Marçal. Às 14 horas, tem início a Oficina Interativa – “Dramaterapia” | Experiência (workshop) com refugiadas, com a multinstrumentista Katerina Polemi. As inscrições estão encerradas.
A partir das 15 horas acontece a Coletiva de Imprensa e lançamento do Caderno da Homenageada Nacional, Vera Fischer. Também acontece o Lançamento de Livros, que contemplam os mais diversos gêneros, desde textos críticos e compilações analíticas sobre cinema, até biografias, romances e poemas. Entre os destaques, está Raul Seixas por Trás das Canções, de Carlos Minuano. O livro conta, através das letras do artista, sua relação com a composição, além de abordar a vida e a carreira do cantor de uma forma precisa e íntima.
Além disso, o cronograma de oficinas segue, às 8 horas, com a Oficina de Direção de Arte, ministrada por Joyce Castello; às 9 horas, Oficina de Produção Executiva, Gestão e Elaboração de Projetos para o Audiovisual, com Paulo Boccato; e Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, com Luiz Carlos Lacerda; às 13 horas, Oficina de Roteiro, com José Roberto Torero; às 13 horas, a Oficina “Interpretação: Estado e Criação de Cena”, com Silvero Pereira, e às 14 horas, Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, com Luiz Carlos Lacerda. As inscrições estão encerradas.
Debate
Na quinta-feira (26), a partir das 10 horas, acontece um novo debate sobre as produções junto dos realizadores. O bate-papo será sobre os filmes exibidos na noite anterior dentro da 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, e será mediado pelo jornalista Filippo Pitanga.
O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.
Serviço
26º Festival de Cinema de Vitória
Data: 26 de setembro
Local: Centro Cultural Sesc Glória
4ª Mostra Cinema e Negritude, às 14 horas
8ª Mostra Corsária, às 16 horas
6ª Mostra Outros Olhares, às 16 horas
23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, às 19 horas
9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, a partir das 19 horas
20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal
Data: 26 de setembro, às 9 e às 14 horas
Local: Cine Metrópolis
Oficinas de Formação:
– Oficina de Roteiro, com José Roberto Torero;
– Oficina de Direção de Arte, com Joyce Castello;
– Oficina de “Interpretação: Estado e Criação de Cena”, com Silvero Pereira
– Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, com Luiz Carlos Lacerda.
– Oficina Interativa – “Dramaterapia” | Experiência (workshop) com refugiadas, com a multinstrumentista Katerina Polemi
– Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, com Daniel Morelo e Simone Marçal
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Data: 26 de setembro
Inscrições encerradas
Coletiva de Imprensa, lançamento do Caderno da Homenageada Nacional e lançamento de livros
Local: Hotel Senac Ilha do Boi, às 15 horas
Data: 26 de setembro
Tenda Musical
Show André Prando
Data: 26 de setembro, às 23 horas
Local: Praça Costa Pereira
por agora gostaria falar este pequeno comentario. primeiramente te dou parabens pelo maravilhoso trabalho aqui neste site. e muito dificl encontrar um otimo conteudo na internet. Tudo aqui neste esta esta muito bom. eu simplesmente amei. o jeito com as coisas por aqui e publicado e otimo. vc tem minha admiracao
Mulher linda, maravilhosa! pena ter tido problemas com droga durante tantos anos e ter sofrido tanto com essa dependência… mas continua sendo uma ótima atriz, eu adoro!