A 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, localizada na área continental de Vitória, com sede em Jardim Camburi lançou programa Rede Comunidade Segura, que visa atender condomínios, ruas, escolas e empresas do bairro, para garantir e monitorar a segurança dos moradores, de forma parceira, estreitando o relacionamento da comunidade, empresários e os agentes de segurança.
De acordo com o capitão Nunes Lima, algumas placas estão sendo instaladas em comércios, escolas, condomínios e outros setores de Jardim Camburi sinalizando e identificando os setores que participam do programa.
“Nós identificamos pessoas, como síndicos, empresários, líderes da comunidade e outros interessados, onde fazemos um pequeno bate-papo para convidá-los a participarem de uma reunião – durante a pandemia, com número restrito de pessoas e utilizando os protocolos sanitários – na companhia para apresentação detalhada da proposta, onde é repassado qual é a responsabilidade de cada um dentro do projeto. Nosso interesse é de implementar o projeto e mostrar às pessoas que residem em Jardim Camburi ou têm negócios no bairro, onde ele contribui com a segurança local”, informa Capitão Nunes Lima.
O Sargento Harley Glaucio Barcelos, responsável na condução do Rede Comunidade Segura, diz que existe um passo-a-passo para quem deseja participar do programa.
“Fazemos o contato inicial com as pessoas para falar do programa. Entretanto é necessário que participem da reunião de apresentação, para entender a funcionalidade e suas responsabilidades. O apoio de todas as instituições do bairro e de pessoas formadoras de opinião é extremamente importante para que possamos alcançar mais pessoas que queiram aderir ao projeto e para que entendam a importância de participar da reunião de apresentação. Quem participar do a Rede deverá cumprir algumas etapas para obter a placa e instalar em sua loja ou condomínio. Os síndicos que participarem do projeto devem repassar a proposta para os moradores para que eles possam, também, aderir ser parceiros nesta ação. A fixação da placa identifica quem faz parte da ação, que aproxima a população da Polícia Militar e gera confiança, fazendo com que possamos interagir juntos. Temos boa quantidade de condomínios adeptos ao programa e estamos confiantes que os comerciantes também irão aderir”.
Harley Glaucio Barcelos, Sargento da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar