Foto: Sergio Lopes
Por Georgia Noronha
Jovens e adolescentes de Jardim Camburi podem virar modelos famosos
Imagine você ou seu(sua) filho(a) caminhando por Jardim Camburi, ou qualquer lugar do município de Vitória, e ser abordado por um Scouter (olheiro que descobre modelos). O olheiro, Roberto Kill, percorre Jardim Camburi antenado para encontrar um(a) potencial modelo de destaque. Ele tem o poder de encaminhar pessoas a partir dos 16 anos para grandes agências de modelos, podendo transformá-las em profissionais famosos de passarela ou de fotografia.
Segundo Roberto, o que predomina na escolha desses profissionais são suas características físicas. No entanto, o comportamento fará com que se mantenha ou encerre sua carreira.
“Após se tornarem agenciados, os modelos devem assumir um compromisso com a carreira. Devem ter disciplina, estar presentes no casting ( processo de seleção realizado com modelos que se encaixam no perfil pedido por clientes), ser pontuais nas atividades e se dedicar ao trabalho. Desta forma, possivelmente, despontarão na carreira”, diz Roberto.
Modelo é descoberto dentro de ônibus
Roberto conta que, certo dia, estava dentro do ônibus quando viu um adolescente em companhia de sua mãe. O adolescente tinha todas as características de modelo.
“No momento em que vi o potencial do Kayo, o abordei e perguntei se ele gostaria de seguir a carreira de modelo.Ele não acreditou. No entanto, insisti que realizasse um teste em uma agência de São Paulo. Ele foi aprovado e se tornou um modelo”, conta.
Roberto afirma que a carreira de modelo não é tão fácil. Ele conta que, no Brasil, o mundo da moda gira em torno da cidade de São Paulo, que é onde estão instaladas as grandes agências de modelo e os melhores trabalhos.
Segundo o olheiro, para a carreira inicial é necessário investimento e, para obter sucesso, é preciso foco, responsabilidade, dedicação e persistência.
“O(a) modelo deve cuidar de sua aparência (corpo, pele, cabelos), pois vende sua própria imagem. Em Jardim Camburi foram descobertos nomes como Arthur Bihain, Kayo Oliveira, Angelica Finger, entre outros. O Kayo, por exemplo, passou uma temporada em São Paulo, participou da revista Vip, fez publicidade para o grupo Vicunha, participou do principal desfile do país, o São Paulo Fashion Week, e realizou outros trabalhos.”, informa.